Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Golfinho-Lacustre-Chinês: mais uma espécie dizimada pelo homem.

Este mamífero-cetáceo de água doce é ( ou era ) encontrado no rio Yang-Tsé na China. É uma das 4 espécies de golfinhos de água doce existente no mundo, sendo que TODAS correm risco de extinção.
Também conhecido como Golfinho-Branco, Baiji e Golfinho do Yang-Tsé, o Lacustre-Chinês possuí coloração variando entre cinza e rosa-claro. Possuem pequenos olhos que pouco lhes ajudam na locomoção, usando ondas sonoras para suprir essa deficiência e se alimentar e se guiar. Medem quando adulto, cerca de 2,40 metros e peso de até 160 kg. Se alimentam de peixes pequenos e camarões. Sua dentição apresenta 65 dentes em cada mandíbula.
Por ser um animal arredio foi muito pouco estudado pelos biólogos, além de terem uma população muito pequena. Segundo estudos, em 1980 existiam menos de 300 indivíduos.
Em 2007 o Lacustre-Chinês foi considerado extinto depois de uma procura de 6 semanas por ele no rio Yang-Tsé.
O homem é o principal causador do desaparecimento deste animal.A maioria das mortes do Lacustre ocorreram com o método de pesca de se colocar grandes anzóis sem isca no fundo do rio para capturar peixes que comem lá. Golfinhos foram mortos e feridos com isso.
O aumento do comércio local, levou a um grande número de embarcações no rio, interferindo no radar dos golfinhos e impedindo-os de detectarem às embarcações, com resultado trágicos de muitas mortes do animal.
Grande quantidade de poluentes jogados no Yang-Tsé, construção de hidro-elétricas, represamento de águas, mataram grande quantidade de alimentos do animal.
Um dispositivo submerso era usado para atordoar os peixes do rio, a chamada pesca elétrica, matou cerca de 40% das presas do Lacustre e esse era considerado um método ilegal.
Dizem que um morador avistou e filmou um Golfinho-Lacustre-Chinês nadando nas margens do rio. Mas mesmo que seja verdade, apenas um animal não poderá se reproduzir.
Se confirmada a extinção deste Golfinho, será a primeira espécie de Cetáceo dizimada pelo homem. Lamentável!

imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-golfinho-lacustre-chinês.















no link abaixo assista a um vídeo sobre o golfinho lacustre. infelizmente não é dublado.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.