Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Lince Ibérico: conheça o maior caçador de coelhos e o felino mais ameaçado do mundo.

O Lince-Ibérico é uma das 6 espécies de Linces conhecidas, sendo que uma já se encontra extinta. Suas principais características são suas orelhas pontiagudas e peludas, cauda curta e pernas longas, além de um colar de pelos imitando uma barba. Em comprimento medem até 1,10 metros, mais 30 centímetros de cauda. O macho é maior do que a fêmea, pesando cerca de 27 kg e a expectativa de vida de uma animal desse na natureza gira em torno dos 13 anos.
O Lince-Ibérico é a espécie felina mais ameaçada do planeta, pois sendo um carnívoro, quase 90% de sua alimentação provém de coelhos. Um animal macho precisa de 1 coelho por dia.Uma fêmea grávida necessita de 3. A diminuição das populações de coelhos por doenças levam este felino à fome, pois eles são menos aptos e se adaptar a outro tipo de alimentação. Além disso, o Lince sofre com a invasão do seu habitat e atropelamentos.
Reprodução em cativeiro e reintrodução do animal na natureza tentam aumentar o número de Linces. Esses animais são muito antigos, descendentes de Linces pré-históricos no período Pleistoceno e que diminuíram de tamanho para melhor se adaptar à novas eras.
Atualmente estão restritos na natureza à áreas na Península Ibérica, onde habitam áreas de montanha.
Como bom felino, esses animais enxergam muito bem, mesmo com pouca visibilidade, têm reflexos apurados e boa audição.
Sua principal alimentação são coelhos e lebres e na falta desses se aventura em caçar também patos, répteis, anfíbios, pequenos veados e até insetos.
São animais solitários e caçam sozinhos, espreitando sua presa durante horas. Se reproduzem de Janeiro até Julho quando fêmeas largam seu território em busca de machos. A gestação dura 2 meses, geralmente nascendo duas ou três crias, que com 10 meses já são independentes, mas que permanecem com as mães até 20 meses.
Parece que os programas para a preservação do Lince-Ibérico apresenta alguns resultados, pois em 2015 seu nome foi retirado de uma lista de animais em sério perigo de extinção e colocado em outra lista, de animais em perigo de extinção, ao que parece uma relação menos grave.
Vamos tratar aqui, futuramente, das outras espécies de Linces.


imagens-ilustrativas-referentes-ao-lince-ibérico.



























no link abaixo assista a um documentário português sobre o lince ibérico.








texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.