Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SALAMANDRAS: conheça mais sobre este Anfíbio bem antigo.

Salamandras são Anfíbios de corpo longo que habitam locais próximos de rios e lagos para manterem sua pele nua o mais úmido possível.
Pertencem a ordem dos Caudados e são conhecidas 450 espécies de Salamandras distribuídas por diversos locais do planeta. A América do Norte possuí a maior diversidade de Salamandras do planeta, mas também são encontradas nas Américas do Sul e Central.
 Salamandras são muito parecidas com Lagartos, mas diferem destes por não terem escamas. Podem ser terrestres, aquáticas e ainda semiaquáticas.
A vida de uma Salamandra se inicia na água, podendo depois passar para uma vida terrestre. Estão entre os animais mais antigos do planeta, algo em torno de 165 milhões de anos, evoluindo até o que são hoje. São Anfíbios que se perderem parte de sua cauda e membros, conseguem regenerá-los.
Grande maioria são pequenas, mas a Salamandra-Gigante pode medir até 1,50 metros de comprimento e são naturais da China e do Japão.
Algumas são venenosas, podendo queimar e até paralisar uma vítima. Vivem solitariamente e só vão procurar parceiros em época de reprodução. Para isso produzem uma substância de cheiro peculiar para se atraírem e ao mesmo tempo marcar seu território. Suas cores são as mais variadas, dependendo da espécie.
Se alimentam de insetos, minhocas e até de peixes, mas são caçadas por aves, tartarugas, répteis, peixes e outros Anfíbios. Durante o Inverno elas hibernam.
Dependendo da espécie, colocam seus ovos na terra, na água ou em vegetações aquáticas. Esses ovos podem abrir em semanas e até em 2 anos e o corpo vai se desenvolver de forma que o animal sobreviva em seu ambiente. As Salamandras terrestres ficam em terra mas sempre em contato com a água e são exímias nadadoras. As Salamandras aquáticas nascem em ambientes com água mas também frequentam a terra e as Salamandras semiaquáticas nascem na água, passam para a terra e retornam para a água para desovarem.


imagens-ilustrativas-de-salamandras.

























no link abaixo assista a uma salamandra-gigante do japão.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.