Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ANIMAIS PEÇONHENTOS: vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Hoje falaremos sobre animais peçonhentos, mas precisamos deixar claro antes que todos os animais peçonhentos são venenosos, mas os animais venenosos não são peçonhentos.
Animais peçonhentos são os que possuem glândulas em seu corpo que produzem veneno, mas precisam de um mecanismo qualquer para injetar esse veneno em outro animal, seja para caçar ou se defender. Esses mecanismos podem ser dentes, ferrões, etc.
São grandes exemplos de animais peçonhentos : cobras, escorpiões, abelhas, aranhas, arraias, etc.
Animais venenosos produzem substância tóxica mas não possuem um mecanismo para injetar em outros animais e vão depender de outras situações para usar esse veneno.Essas situações podem ser o contato, ingestão, compressão, etc. Contato como encostar em uma lagarta Taturana, que possuem cerdas venenosas. Ingerir, por exemplo, ao comer um peixe Baiacu, que possui toxinas em algumas partes do seu corpo. Compressão quando se aperta um sapo que possui um líquido dentro de seu corpo e irá esguichá-lo em situação de perigo.
Peçonha são substâncias produzidas por uma glândula especial e que serão usadas tanto para ataque como para defesa. Umas podem causar irritações, outras destruição de tecidos e outras até a morte.
O soro  é um tratamento fundamental usado em pessoas inoculadas por venenos de animais peçonhentos.
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, formigas, abelhas, são exemplos de animais peçonhentos e que causam muito acidentes em diversos ambientes.
Cada espécie de animal peçonhento irá causar um sintoma específico em sua vítima. É indispensável que uma pessoa picada por animal peçonhento seja levado imediatamente a um hospital, pois sua vida pode depender de atendimento rápido.
Alguns ditos tratamentos caseiros, como colocar borra de café no local da picada podem até piorar o quadro da pessoa. É fundamental combater o veneno do animal inoculador com soroterapia.
O soro usado no tratamento de pessoas injetadas com toxinas peçonhentas são extraídos dos próprios animais que as produzem e inoculam. No Brasil o Instituto Butantan em São Paulo é o maior especialista nisso.


imagens-ilustrativas-relacionadas-com-animais-peçonhentos.
































no link abaixo assista um vídeo sobre alguns animais peçonhentos.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.