Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ARRAIAS: vamos conhecer mais sobre este parente dos Tubarões.

Também conhecida como Raia, as Arraias são peixes de cartilagem, da mesma sub-ordem dos Tubarões. Habitam  águas tropicais do oceano Atlântico, inclusive na costa brasileira. Gostam de ficar no fundo arenoso, mas também sobem à superfície. Também existem Arraias em rios de água doce.
São animais primitivos pois evoluíram de vertebrados existentes há mais de 350 milhões de anos, assim como os Tubarões. 
As Arraias de água doce habitam a América do Sul, Rios Negro e Prata, Bacia Amazônica, Orinoco  e Região Norte. 
Geralmente possuem um corpo em forma de trapézio, cauda longa e fina que pode ou não apresentar ferrões. Algumas chegam a medir 3 metros de comprimento e pesar 100 kg. Hoje são conhecidas cientificamente, mais de 300 espécies de Arraias por todo o planeta.
A locomoção delas se faz por ondulações nas nadadeiras peitorais ou laterais. Há Arraias venenosas e outras que podem até dar choques elétricos em mergulhadores. Estas Arraias possuem células que produzem uma reação química em uma série de eletroplacas de seu corpo. A Arraia mais perigosa no quesito choque é chamada de Arraia-Torpedo. Ela pode apresentar até 1.000 eletroplacas que podem emitir uma descarga elétrica de 220 volts.
No geral as Arraias gostam de uma vida solitária no fundo arenoso. Nos tempos de migração até se juntam.
Suas temidas caudas são sua defesa. Por ficarem enterradas nos fundos arenosos de mares ou rios, desavisados pescadores ou mergulhadores podem ter seus pés ou tornozelos perfurados por seu ferrão por puro reflexo de defesa delas. Dói! Dependendo da espécie e do local, já houve caso de morte!
De visão pouco aguçada, respiram por fendas branquiais. São carnívoras e se alimentam de peixes, crustáceos, plânctons e outros animais marinhos.
Na reprodução, depois de fecundada pelo macho, a fêmea dará à luz a alevinos vivos, provenientes de ovos de dentro de seu corpo.


imagens-ilustrativas-de-arraias.



























no link abaixo assista a uma arraia elétrica.


no link abaixo assista arraias em se habitat.



no link abaixo assista mergulhadores com uma das maiores arraias do mundo.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.