Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 9 de março de 2016

MEDICINA VETERINÁRIA: a arte de curar animais.

Assim como existe a medicina humana visando o bem estar humano, os animais também têm uma área médica especializada em suas curas: a medicina veterinária. Cientificamente falando, a medicina veterinária é uma ciência médica dedicada à prevenção, erradicação e tratamento das doenças ou qualquer outro agravo à saúde animal. O profissional desta área, o médico veterinário, se forma em uma Faculdade Veterinária ou em um Estabelecimento de Ensino Qualificado. Este profissional apresenta conhecimentos detalhados de disciplinas como anatomia e fisiologia animal.
Um médico veterinário pode se especializar em uma área de atuação ou em várias.
A medicina veterinária é muito antiga. Registros de 4.000 a.c já traziam referências ao pagamento de serviços prestados aos animais.
Aqui no Brasil, em 1808 com a vinda da família real ao Brasil e a implantação de bibliotecas, imprensa e ensino superior na colônia, a cultura científica se desenvolveu. Atualmente a medicina veterinária se expandiu consideravelmente pelas técnicas avançadas e tratamentos para quase todas as espécies animais e tornou-se importante aliado da Saúde Pública, evitando a propagação de diversas doenças transmitidas tanto por animais domésticos como pelos silvestres.
Ao médico veterinário não cabe somente o bem-estar animal. Hoje trabalha na formulação de processos produtivos e melhoramento animal, importantes na produção de alimentos ao homem, e na companhia de outros profissionais cria estudos do meio-ambiente e proteção ambiental, estudando o comportamento de animais silvestres, assistindo animais criados em cativeiros, etc.
Não há como negar que quando falamos de médicos veterinários lembramos de nossos gatos e cães. Mas o médico veterinário é ligado a diversas especialidades.
Geralmente aqui no Brasil, um médico veterinário estuda por 5 anos e a área de atuação é vasta.


imagens-ilustrativas-relacionadas-a-medicina-veterinária.

























assista ao vídeo abaixo.








texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.