Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 16 de março de 2016

PREÁ: um roedor de hábitos noturnos.

Parentes próximos do Porquinho-da-Índia, o Preá é um roedor encontrado apenas em países da América do Sul. Das 10 espécies de Preás, apenas duas são encontradas aqui no Brasil. Quando adultos, esses animais podem pesar 1,5 kg e medir 30 centímetros de comprimento.
Sua pelagem varia entre cinza e marrom, corpo robusto e orelhas e patas curtas. São roedores que não possuem cauda e seus dentes incisivos são muito amolados.
São animais que preferem se aventurar na parte da noite e habitam proximidades de lagos, rios e córregos por serem bons nadadores. Seu modo de correr, aos pulos e gritando, é peculiar.
Mudanças profundas em seus habitats fizeram os Preás se tornarem uma praga, pois invadem plantações e as destrói. Se alimentam de capim, verduras, conseguindo sobreviver em locais sem água.
Seus predadores naturais são cobras, aves de rapina e felinos selvagens, mas pela sua proximidade com assentamentos humanos, cães e gatos também fazem uma boquinha com Preás.
Fora esses predadores, o homem além de destruir seus habitats, adora sua carne como alimento. Hoje em dia são criados para fins comerciais.
São animais tímidos mas que vivem em bandos. Fazem seus ninhos nas bromélias, buracos e moitas. Para conquistar um fêmea, o macho executa sua dança de acasalamento. Até 3 crias nascem depois de uma gestação de até 70 dias.


imagens-ilustrativas-de-preás.























no link abaixo assista a 2 preás na natureza.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.