Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2016

FORMIGAS: numerosas e muito organizadas.

Uma sociedade organizada e numerosa, assim podem ser definida as formigas. Formam o grupo mais numeroso entre todos os insetos e habitam todas as regiões do planeta, exceto  regiões polares.
São conhecidas até agora mais de 12 mil espécies delas e acredita-se que elas surgiram na Terra há mais de 100 milhões de anos, evoluindo de vespas. São tão grandes em número que estima-se que a soma do peso de todas as formigas do mundo supere a soma do peso de todos os humanos.
São engenheiras natas na construção de seus formigueiros, embora nem todas as espécies construam. Obras de engenharia avançada com um complexo sistema de túneis para as mais diversas funções. Toda formiga tem uma tarefa. A rainha e os machos só se reproduzem. Ela é maior que todas as outras formigas e durante toda a sua vida vai colocar ovos. Os machos só aparecem quando preciso fecundar uma nova rainha e depois disso geralmente morrem.
As formigas-fêmeas, que não possuem asas, realizam as outras funções, como defesa do formigueiro, ataques, tomar conta das crias, limpeza e coleta de alimentos.
Um formiga nasce de um ovo, depois se tornando uma larva e mais tarde uma formiga. A diferença entre elas vai surgir com o tipo de alimentação que recebem enquanto larva.
Para se comunicarem entre si, as formigas produzem um elemento químico chamado de feromônio. Ao caminhar sobre o solo deixam uma trilha deste elemento que será seguido por outras. Quando uma encontra comida, vai deixar este rastro no caminho de volta para o formigueiro e este será seguido pelas outras. Terminando o alimento o cheiro se dissipa.
Formigas sentem o cheiro através de antenas, não por nariz. Se uma for esmagada deixara um alarme de feromônio que alertará outras formigas de uma presença inimiga.Ao atacar, uma formiga injeta compostos químicos através de ferroadas, em especial, o ácido fórmico, que produz coceira.
As formigas caçam insetos daninhos ao homem e fazem o solo respirar ao cavá-lo, mas também podem ser prejudiciais ao invadir casas, jardins e plantações. Existem formigas que podem picar o homem de forma dolorosa e se forem muitas picadas, podem até matar por alergia.
O tempo de vida de uma formiga vai variar. Em geral entre 6 a 10 semanas. Umas podem chegar a viver meses, outras anos. As rainhas vivem mais.


imagens-ilustrativas-de-formigas.




















no link abaixo assista a um documentário completo sobre formigas.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.