Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2016

FURÃO-DOMÉSTICO : conheça este carnívoro cheio de energia e bagunceiro.

O Furão-Doméstico não é um roedor e sim um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. O Furão chamado de doméstico é usado no mundo todo como um animal de estimação, mas seus parentes mais próximos, o Furão-Grande e o Furão-Pequeno não o são e só ocorrem do México até a Argentina.
Furões são animais de muita energia e curiosidade. Se bem criado pelo dono, vão devotar toda a sua atenção a este e dele vão exigir o máximo de energia para brincar. Em alguns países como França e Estados Unidos só perdem para Gatos e Cachorros como animais de companhia favoritos. Podem viver por até 6 anos, mas são necessários certos cuidados com sua saúde e principalmente com o convívio com crianças.
Arqueólogos acharam restos de Furões que viveram por volta de 1.500 a.C e existem algumas versões controversas de como esses animais foram domesticados para servirem de companhia aos homens.
Em alguns países eles são utilizados como caçadores de roedores, entrando em suas tocas e tirando-os dali. Para isso usa seu corpo magro e longo.
Esta mesma habilidade de entrar em todos os lugares e sua grande curiosidade, podem feri-los ou até mesmo matá-los no ambiente doméstico, pois estão sempre mexendo em aparelhos domésticos e outros objetos perigosos.
Furões não são tão expertos quanto cães e gatos na hora em que se perdem. Não possuem o sentido de orientação destes e ficam sem rumo. É necessário se tomarem medidas para se introduzir um Furão em casa.
De 14 até 18 horas por dia eles dormem. Quando acordam é que o bicho literalmente pega. Não sentem medo de nada, mesmo de coisas perigosas. Não se deve perder a vigilância sobre eles. Não preciso nem dizer que nunca, jamais deve se tentar colocá-lo em gaiola. Em dupla vão dar um sossego maior ao dono pois adoram brincar entre si.
São animais fiéis e é comum observar que se o macho ou a fêmea de um casal morrer, o sobrevivente em alguns dias também pode morrer por solidão.
Outros animais domésticos podem ter a companhia de um Furão, mas sempre com extremo cuidado e acompanhamento profissional. Jamais cães da raça Terrier ou outras raças de cães treinadas para a caça de animais como o Furão e nem coelhos ou ratos, que são sua comida na natureza.
Crianças gostam de segurar e abraçar-los com força. Arranhões e mordidas podem ser a consequência.
Como carnívoro, precisam de muita proteína e gordura e não devem comer frutas, cereais e nem vegetais.Existem comidas no mercado prontas para sua dieta. Uma vez ao ano é preciso levá-lo ao veterinário e não se deve dar banho neles mais de uma vez por mês. Corte frequente de suas unhas e limpeza nas orelhas são recomendados. A vacinação contra a raiva e principalmente contra a Cinomose é necessária.
Dependendo da estação do ano o Furão terá uma cor diferente.
No Brasil não é proibida a sua criação, mas sim a caça, a captura e criação em cativeiro. Os animais encontrados aqui são importados, mas a lei exige castração e uso de um microchip ao entrarem no país para rastreamento. Ninguém pode doar ou vender seu Furão sem comunicar às autoridades competentes.


imagens-ilustrativas-de-furões.



























no link abaixo conheça mais sobre furões.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.