Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016

VICUNHA: a lã mais cara do mundo.

As Vicunhas são parentes dos Camelos, sendo dentre todos os membros da família o de menor porte, medindo cerca de 1,30 metros de altura e pesando perto de 40 kg. A sua maior característica também se tornou a causa de sua quase extinção: sua pelagem fina e de alto valor comercial.
Esses animais habitam altitudes entre 3 mil e 4 mil e seiscentos metros acima do nível do mar, de países como o Chile, Peru, Bolívia e Argentina.
A Vicunha possui cascos adaptados para andar e correr nas encostas rochosas e penhascos. Se alimentam de arbustos e gramas e seus dentes são iguais aos dos roedores e nunca param de crescer.
Sua pelagem é uma lã da maior qualidade entre todos os animais. Esta lã a protege do frio extremo e fortes ventos. Devido à caça ilegal por sua lã, já se chegou a ter uma população de até 25 mil animais, quase chegando a beira da extinção, mas hoje existem perto de 170 mil Vicunhas que ainda são caçadas ilegalmente.
As Vicunhas vivem em grupos familiares ou em bandos formados somente pelos machos. Um bando familiar apresenta o macho dominante como líder, fêmeas adultas e fêmeas com 1 ano ou mais e os nascidos de ambos os sexos com menos de 1 ano de vida. Um bando de machos é composto por jovens de 1 até 4 anos que foram expulsos de seus grupos familiares. Esse bando não tem líder.
Tanto os bandos familiares quanto os bandos de machos fazem suas necessidades em pilhas de estercos comunitárias.
Os maiores predadores das Vicunhas são pela ordem, o homem, cães domésticos, Pumas e a Raposa Andina. O índice de sobrevivência de Vicunhas jovens, inclusive recém-nascidas é grande, pois já conseguem escalar grandes paredões de rochas e são defendidos com fúria pelas mães.

imagens-ilustrativas-das-vicunhas.

















no link abaixo assista a um grupo de vicunhas em um parque peruano.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.