Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2016

BOI DE PIRANHA E BODE EXPIATÓRIO : leitora pergunta o que são esses ¨animais ¨.

Hoje tentaremos responder a uma boa pergunta de nossa leitora-mirim, Regina Célia, moradora de São Paulo, que aos 14 anos de idade, houve sempre falar desses ¨animais ¨ mas nunca os viu na natureza e nem em ilustrações.
Regina, na verdade Boi de Piranha não é um animal, mas sim uma expressão popular usada aqui no Brasil, usada para ilustrar uma situação de troca de uma vida animal em favor de muitas outras. Pode também ser usada para mostrar um ato de sacrifício de alguém para livrar outra pessoa de alguma dificuldade.
No meio rural ela é muito usada, principalmente pelos criadores de gado, que para atravessarem grandes grupos de animais por longos pastos, ao depararem com um rio sabidamente cheio de Piranhas ( peixe carnívoro ), abatiam um dos animais do grupo, já velho ou doente e jogavam seu corpo ao rio para serem devorados pelas Piranhas, enquanto os outros membros do grupo atravessavam as águas em segurança.
Verdade ou fantasia se isto dá certo, eu não posso afirmar, mas como dizem que toda expressão popular tem um pingo de verdade...
Agora, Bode Expiatório vem do Dia da Expiação, cerimônia hebraica em que um animal era separado do seu rebanho e deixado só na natureza como parte desta cerimônia.
Como descrito na Wikipedia, dois bodes eram levados, juntamente com um touro, num lugar de sacrifício no Templo de Jerusalém. Lá os sacerdotes sorteavam um dos bodes, que seria queimado junto com o touro. O outro bode se tornava o Bode Expiatório, pois o sacerdote colocava suas mãos sobre a cabeça dele e confessava os pecados do Povo de Israel. Esse bode seria deixado ao relento na natureza, levando consigo os pecados de todo mundo, para ser reclamado pelo anjo caído Azazel.
Religião à parte, Bode Expiatório, no sentido figurado, é alguém escolhido para levar a culpa de alguma coisa, embora não tenha cometido tal coisa.
Os Cristãos usam Jesus como Bode Expiatório, por Este ter chamado para Si os pecados da Humanidade e se sacrificado.


imagens-ilustrativas-de-boi-de-piranha.














imagens-ilustrativas-de-bode-expiatório.














no link abaixo assista a um vídeo de uma boiada atravessando um rio. as imagens fortes, de um animal sendo oferecido para as piranhas, foram cortadas por eu achar desnecessárias e fortes.





texto escrito pelo autor depois de pesquisa no wikipedia.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.