Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 17 de maio de 2016

LAGARTO-DE-CONTAS : raro, venenoso , mas que pode curar o DIABETES.

O Lagarto-de-Contas habita o México e no sul da Guatemala e é considerado o único lagarto do mundo a ter um sistema produtor de veneno, junto de outro lagarto: o Monstro-de-Gila. São animais tão raros que sua população total é estimada em 200 indivíduos. Caça indiscriminada e a perda de seus habitats são a causa. Mas sabe-se que a caça tem haver com pesquisas feitas nas enzimas de seu veneno, de grande potencial, segundo farmacêuticos, para produção de drogas contra o diabetes.
São animais cujos ancestrais datam do período Cretáceo e hoje só existem 4 subespécies deles.
Medem entre 24 e 90 centímetros de comprimento e os machos são mais encorpados. Suas escamas, que lhe dão nome, são em formato de contas e a sua cor básica é negra com variações claras ou amareladas. Sua cauda é pequena e usada para guardar gordura que lhe permite sobreviver meses sem se alimentar. Ao contrário de muitos outros lagartos, o de Conta não regenera partes perdidas do corpo. Idêntico aos felinos, o Lagarto-de-Contas usa um órgão de Jacobson para sentir cheiros das coisas.
Habita florestas tropicais e locais de vegetação espinhenta, florestas de pinheiros e até locais com 1.500 metros acima do nível do mar.
Se alimenta de ovos, principalmente, mas também de outros lagartos, mamíferos e insetos. Se acasalam de Fevereiro até Março e a fêmea faz a postura de até 13 ovos em buracos escavados na terra. O calor do solo incubará os ovos por até 215 dias e os filhotes levam 3 dias para subirem ao solo e tentar sobreviver por conta própria.
Sua mordida é muito forte e seu veneno encontra-se na verdade em sua saliva. Em humanos este veneno afeta os pulmões e pode levar ao óbito.


imagens-ilustrativas-do-lagarto-de-contas.( SÃO RARAS AS IMAGENS DESTE LAGARTO ).








texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.