Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 10 de maio de 2016

MOREIAS : leitor pergunta sobre este peixe.

O leito do Blog, Waldemir Martins, morador da Bahia, pergunta sobre as Moreias e se são venenosas.
Waldemir, obrigado pela pergunta e vamos tentar esclarecer o máximo sobre este peixe.
As Moreias habitam cavidades de rochas de águas tropicais e subtropicais do oceano Atlântico e muito encontradas na costa brasileira.
São animais ósseos, carnívoros e que possuem um olfato muito apurado para caçar. São conhecidas cerca de 200 espécies de 15 gêneros, sendo que a maior mede cerca de 4 metros de comprimento.
Muita gente acha que elas são venenosas por parecerem com cobras. Seu corpo cilíndrico e longo não apresenta escamas. Possuem na pele um muco ou resina toxica, mesmo assim somente algumas espécies.
São peixes solitários e noturnos, passando o dia dentro de tocas e buracos.Come crustáceos, peixes e polvos. Sua boca cheia de dentes afiados lhes dão um aspecto assustador. Somente um pequeno peixe, de mais ou menos 10 centímetros de comprimento, chamado de Peixe-Limpador, se aproxima dela para se alimentar removendo da pele da Moreia e de seus dentes, pedaços de alimentos presos.
Embora não sejam agressivas, as pessoas que mergulham perto de suas tocas podem sofrer acidentes com elas. Sua mordida dói e apenas poucas espécies possuem veneno, inoculados pelos seus dentes ao morder.
Para isso é preciso que um desavisado coloque sua mão dentro de sua toca ou mesmo tente pegar uma dessas. Ela vai se sentir atacada e se defende!
Muitas pessoas gostam da carne das moreias, principalmente em Portugal.
Elementos químicos encontrados na pele das Moreias, as fazem se camuflar perfeitamente com o ambiente em que se encontra.


imagens-ilustrativas-de-moreias.





















assista ao vídeo no link abaixo.




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.