Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

BICO-DE-LACRE : uma ave que veio de navio para o Brasil.

Quando criança eu sempre via um bando de Bicos-de-Lacre voando no quintal de casa. Eram tão mansos e alegres que eu chegava a colocar visgo, uma espécie de cola, para aprisioná-los ao pousarem em galhos embebidos com esta substância. Motivo: simples diversão! Tempos passaram e esta prática acabou e mesmo observar essas aves diminuiu muito, acho que pela diminuição das matas e o crescimento das cidades com aumento da poluição. Dia desses, caminhando, observei um bando médio, alegre e barulhento.
Resolvi pesquisar sobre essas lindas aves e vamos lá.
O Bico-de-Lacre é uma pequena ave nativa da África. Medem cerca de 13 centímetros de comprimento e peso de até 10 gramas. Seu bico avermelhado e uma risca vermelha em volta dos olhos e no peito são suas maiores características.
Foram introduzidos em outros países de forma peculiar. No Brasil vieram em navios portugueses e aqui se procriaram de forma rápida e hoje são encontrados em quase todas as regiões. Em Portugal chegaram nos anos 70 e se tornaram populares pela fácil adaptação ao cativeiro.
São aves calmas e que vivem em bandos e até mesmo junto com outros pássaros. Sua alimentação é variada, mas dão preferência aos pequenos grãos. Em tempos de reprodução, para ingerirem  proteínas, comem alguns insetos.
Um casal monta seu ninho e a fêmea faz a postura de até 5 ovinhos, uma vez ao ano. Entre 11 e 13 dias o casal os incubará e os nascidos se desenvolvem lentamente.
Embora não se note mais os grandes bandos de outrora, não são aves que correm risco de extinção.



imagens-ilustrativas-de-bicos-de-lacre.



















no link abaixo assista bicos-de-lacre montando seu ninho.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Um comentário:

  1. Aqui em DomPedrito RS eles costumam aparecer no outono. Faz dias que tem um bando de uns20 passarinhos. São lindos e alegres.

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.