Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 28 de junho de 2016

RASTREADOR BRASILEIRO : um raro e quase extinto cão.

Os cães da raça Rastreador são belos e com uma aparência que lembra cães Hound. Podem medir até 67 centímetros de altura, são fortes e rústicos, mas sem exageros físicos. Sua cauda aponta para cima quando ele se movimenta ou fica atento. A pelagem é curta e dura e varia entre branco e anil, com manchas negras ou castanhas.
É uma raça rara, utilizada para caça. Foi a segunda raça brasileira reconhecida internacionalmente, mas em 1967 seu reconhecimento foi retirado devido a declaração de sua extinção para a cinofilia organizada. Porém ainda existem alguns espalhados pelo Brasil, principalmente na área rural, mas a raça ainda corre sério risco de extinção total.
Sua história aqui se inicia nos anos 50 quando o cinófilo Oswaldo Aranha resolve criar uma raça de cão para caçar onças e porcos do mato. Ele queria uma raça clara e sem ser amarelada para não se confundir com as cores de sua caça. Além disso, Oswaldo procurava um animal de ótimo olfato, latido forte e que intimida-se até onças. Para conseguir isso, Oswaldo cruzou uma série de raças de cães e depois de duas décadas, chegou ao Rastreador Brasileiro.
No ano de 1973, uma epidemia e uma intoxicação por excesso de carrapaticida matou 39 cães do plantel de Oswaldo e isso levou a raça a ser considerada extinta.
Como havia doado dezenas de cães a caçadores e fazendeiros do Sudeste e Centro-Oeste para serem testados por estes, a raça conseguiu se manter e até se espalhar.
No Pantanal é conhecido como cão Pantaneiro e mesmo ilegalmente, ali é muito usado na caça de onças, lobos-guará e suçuaranas.
Na década de 2000, o criador brasileiro Victor Jones, de Salvador, criou o Grupo de Apoio ao Resgate do Rastreador Brasileiro. Buscando um novo reconhecimento para a raça, começou um trabalho de busca e catalogação de cães descendentes do Rastreador. Dez anos depois disso, já contava com 55 cães identificados e outros 50 espalhados pelo país de proprietários que não tem interesse em participar do trabalho de resgate do Rastreador.
O Rastreador é um animal alegre, sociável e com habilidades de caçador. Não são bons para guarda, mas bons de alarme.
Hoje o padrão de cor que Oswaldo buscou encontrar já não é tão seguido e existem Rastreadores com outras colorações.


imagens-ilustrativas-do-rastreador-brasileiro.




















assista ao vídeo no link abaixo.




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.