Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2016

CACHALOTE: gigante dos mares.

Eles são enormes. O Cachalote é o maior Cetáceo e o maior animal do mundo. Medem cerca de 15 metros de comprimento e peso de 50 toneladas.
A enorme cabeça é a sua maior característica, correspondendo a um terço de seu tamanho total. Sua cor predominante é o cinza, mas há registros de Cachalotes brancos.
O cérebro deste animal é o maior e mais pesado entre todos os animais existentes no mundo, sejam de animais já extintos ou não. Pesam em média 7 kg num macho adulto.
Os Cachalotes possuem entre 17 e 29 pares de dentes e cada dente pode pesar 1 kg.
Os machos são bastante diferentes das fêmeas: os machos medem entre 14 e 18 metros e peso de até 50 toneladas, contra 12 a 14 metros de uma fêmea e peso de até 25 toneladas. Um filhote recém-nascido pesa uma toneladas e 4 metros de comprimento.
Os Cachalotes foram drasticamente reduzidos no planeta pela intensa caça que sofreram ao longo de muitos anos. Isso fez decair o tamanho dos animais. O óleo de espermacete, encontrado na cabeça do animal, era muito valioso nos séculos 17 e 19.
O espermacete é uma substância encontrada na cabeça do Cachalote composta de triglicerídeos e que serve para flutuação e mergulho. 
Um Cachalote adulto pode ter até 2 mil litros de espermacete na sua cabeça. Antes de mergulhar, o animal aspira água fria que passa por esse óleo, solidificando-o e aumentando o peso, facilitando seu mergulho.
Quando está em profundidades superiores a 2 mil metros, o Cachalote consome oxigênio armazenado e o calor derrete o espermacete, facilitando sua subida.
O espermacete também possui inúmeras utilidades comerciais.
Uma fêmea de Cachalote dá à luz uma vez cada 4 ou 6 anos, com um tempo de gestação de até 18 meses. As crias são amamentadas por até 3 anos. Um Cachalote pode viver por até 80 anos.
Os Cachalotes podem mergulhar por até 90 minutos a profundidades de até 3 mil metros. Se alimentam de lulas, polvos, peixes, tubarões.
Seu maior predador depois do homem, são as Orcas. Grupos de Orcas atacam e cercam principalmente fêmeas com filhotes. Se o grupo for muito grande, até as fêmeas correm perigo. Os machos não têm predadores naturais.
Cachalotes são encontrados em todos os mares e são constantemente ameaçados pelo homem. O Japão é o seu maior exterminador.
O romance Moby Dick foi baseado em um Cachalote albino. A baleia que a Bíblia se refere como tendo engolido Jonas, na verdade era um Cachalote.


imagens-ilustrativas-de-cachalotes.





















assista ao vídeo no link abaixo.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.