Nossa leitora Beatriz Nunes solicita mais informações sobre o Javaporco, animal considerado uma praga das plantações no Paraná.
Beatriz, obrigado pela sua colaboração e para iniciar, sabe-se que este animal não é considerado somente um invasor de plantações deste estado: em outros lugares eles se multiplicaram desordenadamente e invadem plantações em busca de alimentos.
O Javaporco não é um animal da natureza por si só. É o resultado do cruzamento do Porco doméstico com o Javali. O Javali selvagem se originou na Europa, Ásia e África e não se sabe ao certo como veio parar em nossas terras. Aqui eles são encontrados principalmente nos estados do Mato Grosso, Minas, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraná. Não se sabe quando ao certo, mas acabaram encontrando Porcas domésticas e o cruzamento resultou no Javaporco.
Rapidamente estes se espalharam e causam danos às florestas e plantações, pois possuem predileção por vegetais, raízes, frutos, castanhas e sementes. Como pesam quase 250 kg, um Javaporco precisa comer muito. Cavucam a terra em busca de alimentos e como andam em bandos, acabam facilmente com pequenas plantações.
Alguns produtores para proteger suas terras instalaram cercas elétricas. Alternativa perigosa. No ano de 2013, o IBAMA autorizou caça controlada de Javaporcos e Javalis, mas é preciso obedecer algumas normas antes da caça.
A carne do Javaporco não é muito consumida por acharem-na com grande risco de contaminação, daí mais uma explicação para sua rápida propagação.
Apesar de normas para sua caça, sabe-se que muita gente não segue: animais já foram encontrados bem distantes de seus locais de origem e em condições sub-humanas. Inclusive, foi noticiado que um Ministro de Estado do Brasil, mantinha um nestas condições em Brasília.
imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-javaporcos.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.