Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

JAVAPORCO: leitora pede informações deste animal.

Nossa leitora Beatriz Nunes solicita mais informações sobre o Javaporco, animal considerado uma praga das plantações no Paraná.
Beatriz, obrigado pela sua colaboração e para iniciar, sabe-se que este animal não é considerado somente um invasor de plantações deste estado: em outros lugares eles se multiplicaram desordenadamente e invadem plantações em busca de alimentos.
O Javaporco não é um animal da natureza por si só. É o resultado do cruzamento do Porco doméstico com o Javali. O Javali selvagem se originou na Europa, Ásia e África e não se sabe ao certo como veio parar em nossas terras. Aqui eles são encontrados principalmente nos estados do Mato Grosso, Minas, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraná. Não se sabe quando ao certo, mas acabaram encontrando Porcas domésticas e o cruzamento resultou no Javaporco.
Rapidamente estes se espalharam e causam danos às florestas e plantações, pois possuem predileção por vegetais, raízes, frutos, castanhas e sementes. Como pesam quase 250 kg, um Javaporco precisa comer muito. Cavucam a terra em busca de alimentos e como andam em bandos, acabam facilmente com pequenas plantações.
Alguns produtores para proteger suas terras instalaram cercas elétricas. Alternativa perigosa. No ano de 2013, o IBAMA autorizou caça controlada de Javaporcos e Javalis, mas é preciso obedecer algumas normas antes da caça. 
A carne do Javaporco não é muito consumida por acharem-na com grande risco de contaminação, daí mais uma explicação para sua rápida propagação.
Apesar de normas para sua caça, sabe-se que muita gente não segue: animais já foram encontrados bem distantes de seus locais de origem e em condições sub-humanas. Inclusive, foi noticiado que um Ministro de Estado do Brasil, mantinha um nestas condições em Brasília.


imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-javaporcos.

Resultado de imagem para Javaporco


Resultado de imagem para Javaporco


Resultado de imagem para Javaporco


Resultado de imagem para Javaporco


Resultado de imagem para Javaporco




texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.