Traduzindo ao pé da letra, o Peixe-Jacaré-Gar, segundo estudos, existe há mais de cem milhões de anos, é claro que com transformações ao longo deste tempo. São chamados de ¨peixes primitivos, porque mantiveram alguns elementos característicos dos seus ancestrais. Seu nome foi derivado da sua semelhança com Jacarés americanos.
São capazes de respirar tanto dentro da água quanto fora dela. Um espécime medindo 5 metros de comprimento e pesando quase 150 kg foi capturado em 2011.
O corpo deste peixe apresenta forma de torpedo, focinho longo e dentes afiados. Suas escamas são em forma de diamantes, com bordas serrilhadas e cobertas por uma substância que lembra o esmalte. Por serem quase impenetráveis, forma uma excelente proteção contra seus predadores.
Se alimentam de peixes, mas também devoram aves que caçam nos seus habitats, e até pequenos mamíferos que aventuram um mergulho perto deles.
Hoje as grandes populações do Peixe-Jacaré-Gar se localizam no sul dos Estados Unidos até o México. Se adaptam bem em lagos de água doce, pântanos, estuários e até no Golfo do México.
Foram peixes muito abatidos no passado, mas hoje existem Leis que o protegem.
São peixes de grande longevidade e há um ritual de machos e fêmeas na hora da postura de pequenos ovos que darão origem há mais peixes: na Primavera e com o aumento da temperatura da água, os machos se reúnem em torno das fêmeas grávidas, e se esfregam nelas para provocar a liberação dos ovos.Depois, liberam sobre estes ovos, nuvens de esperma para fertilizar. Estes ovos são pegajosos e se grudam na vegetação submersa, demorando apenas mais uns poucos dias para eclodirem. Esses ovos são venenosos aos seres humanos se ingeridos.
imagens-ilustrativas-do-peixe-jacaré-gar.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.