Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Louva-a-Deus, conheça este inseto canibal.


Com toda a certeza você já se deparou com um desses e nem percebeu. Poucos animais sabem se esconder tão bem quanto um Louva-a-Deus. Seu corpo é adaptado para permanecer camuflado junto da vegetação onde vive. Um corpo verde, fino, longo e que quando imóvel, confunde-se com os ramos da planta.
O Louva-a-Deus é um inseto até muito comum e pode ser encontrado nos jardins, nos campos e matas. O seu nome vem da posição que fica ao repousar - a parte superior de seu corpo levanta e a posterior fica unida, como que rezando.
Devido a sua fácil adaptação ao ambiente onde vive, é um dos maiores predadores entre os insetos. Alimenta-se de pequenos insetos, como moscas, abelhas, gafanhotos, cigarras, entre outros. Suas patas dianteiras funcionam como pinças espinhosas, que executa capturas rápidas e eficientes.
O Louva-a-Deus possui 5 olhos. Dois para acompanhar os movimentos de tudo que se mexa ao redor e os outros três para detectar variações na luminosidade, pois são insetos ligados a percepção da luz local para poderem se orientar.
Apesar do tamanho são insetos muito guerreiros. No encontro de 2 machos, fatalmente haverá uma luta. Quem vencer irá comer o vencido.
Durante o acasalamento também haverá outra cena de canibalismo. A fêmea irá agarrar o macho e lhe comer a cabeça. A curiosidade é que mesmo sem cabeça, o restante do corpo do macho continua atuando para terminar a fecundação da fêmea. A Biologia explica este fato como uma atitude da fêmea para adaptar a espécie ao ambiente. Alimentada pelo corpo do parceiro, ela ficará escondida e nutrida até o momento da postura dos ovos, evitando ser encontrada pelos seus predadores naturais, que são os pássaros. Sem a cabeça, os centros nervosos do corpo do macho continua atuando para fazer a fecundação ocorrer de forma mais completa.
No momento da postura dos ovos, a fêmea deposita-os em uma espuma expelida por ela, fixando-os no galho de uma planta. Os filhotes nascidos se protegem ali, mas muitos são devorados pelas formigas.
No geral, estes insetos são uma das formas mais emblemáticas que existem na natureza.




imagens+ilustrativas+de+insetos+louva+a+deus.


























texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.