Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 16 de março de 2015

Cigarras, pesquise e conheça o único inseto cantor.

Um dos insetos com maior número de espécies, 1.500 , os insetos denominados Cigarras são conhecidos mundialmente pelo seu canto estridente, diferentes de espécie para espécie, e ouvidos nos períodos quentes do ano. Entre todos os insetos, as Cigarras são os únicos que emitem esse som.
Somente os machos emitem esse canto pois são os únicos que possuem na parte abdominal, um aparelho emissor deste som característico.Este canto é usado para atrair fêmeas e também para afastar possíveis predadores.
As Cigarras variam bastante de tamanho. São conhecidos indivíduos que medem entre 15 e 70 centímetros de comprimento. Possuem uma espécie de bico que usam para sugar a seiva de plantas e árvores.São insetos vorazes, e podem se tornar uma praga em alguns locais, pois causam prejuízos pela grande quantidade de seiva que tiram e pelos ferimentos que deixam nas raízes das plantas, entrada facilitada para fungos e bactérias.
Cigarras são encontradas em diversos países, principalmente onde exista florestas tropicais. O ciclo de vida das Cigarras é muito complexo. As fêmeas põem seus ovos nas cascas das árvores e depois morrem, os ovos eclodem dando origem às ninfas, que por sua vez caem no chão e entram no solo onde vivem na terra por um período de 1 até 17 anos, dependendo da espécie. Ali se alimentam da seiva das raízes. Depois sobem pelo caule das árvores onde se tornam adultas, mudando de pele e prontas para acasalar. 
As Cigarras também são encontradas em climas frios e são muito poucos os seus predadores. Pássaros, formigas, tatus e besouros são alguns.
Em alguns países as Cigarras são comidas como petiscos.
São muito conhecidos contos e histórias que tem na Cigarra a personagem principal.


imagens-ilustrativas-de-diversos-tipos-de-cigarras.


























no link abaixo ouça o canto de uma cigarra na natureza



.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.