Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

Qual o menor mamífero do mundo? Pesquise e conheça.

Hoje conheceremos o menor mamífero existente no planeta. Na verdade este ¨título¨ é dividido entre 2 animaizinhos: um morcego e um roedor.
O morcego no caso é o Kitti ou morcego-focinho-de-porco, apelido dado pelo seu focinho que lembra o do suíno. Este morcego só foi descoberto nos anos 70, em cavernas da Tailândia. Mede entre 2,9 e 3,3 centímetros, isto quando adulto. Seu peso fica em torno de duas gramas, vive em grupos de até 20 indivíduos e vivem por até 15 anos. Como todos os outros morcegos, o nariz-de-porco usa  ecos para localizar suas presas
São extremamente raros e ocupam apenas um pequeno território. Desmatamentos para extração de madeira, construção de estradas e a intromissão humana no seu habitat são grandes ameaças para a espécie.
Já o roedor é o Musaranho-pigmeu, encontrado na Europa Mediterrânea e na África. Mede cerca de 3,5 centímetros mais 2,5 de rabo, com um peso próximo de 2,7 gramas.
Se alimenta de insetos, comendo diariamente o dobro do seu peso. Se faltar comida, apelam para azeitonas e até o canibalismo. Em épocas de reprodução as fêmeas cruzam com diversos machos, mas sem brigas. Fora deste período a agressividade entre os indivíduos aumenta.
Ao nascerem, os filhotes do Musaranho-pigmeu são menores que uma abelha, mas com menos de 1 mês já são independentes. É um roedor muito acelerado e seu coração bate 1.200 vezes por minuto.
Seus maiores predadores são aves de rapina e répteis.


imagens-ilustrativas-do-morcego-focinho-de-porco




imagens-ilustrativas-do-roedor-musaranho-pigmeu.






texto pesquisado e escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.