Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 19 de maio de 2015

Castor: saiba como se reproduz, se alimenta, suas características, as classificações, o comportamento e o habitat natural deste roedor voraz.

O Castor é um roedor que vive parte do seu tempo no solo e outra parte na água. São animais nativos da América do Norte e Europa, sendo que alguns indivíduos foram introduzidos em outras regiões.
Em termos de classificação existem atualmente duas espécies de castores: o castor americano, que vive na América do Norte e o castor europeu, que vive em algumas regiões europeias e em algumas regiões da Ásia. Já existiu uma terceira espécie de castor, o Castor de Kellog, que viveu no oeste americano, mas que já se encontra extinto.
A diferença entre as duas espécies remanescentes é o número de cromossomas.
Os castores são ótimos construtores de diques nos rios e riachos onde constroem suas tocas. Derrubam uma grande quantidade de árvores, com seus poderosos dentes incisivos. Mesmo derrubando muitas árvores, eles não são considerados como uma ameaça ao ecossistema, pois os diques construídos por eles, beneficiam mais do que prejudicam.
É o animal-símbolo do Canadá e foi muito importante na colonização americana pela busca de sua pele, de alto valor comercial.
O castor é o segundo maior roedor do mundo, só perdendo para as Capivaras. Não param de crescer durante toda a sua vida e chegam a pesar quando adultos, 25 kg. Exemplares com mais de 40 kg já foram encontrados. Um coisa rara entre os mamíferos, a fêmea, a maioria entre os castores, são maiores que os machos, medindo cerca de 30 cm de altura e 75 de comprimento. Sua cauda é oval, composta de escamas. Sua pele é grossa e de grande valor comercial. Seus dentes incisivos, em número de 4, são muito afiados e fortes. Roem madeiras com a qual se alimenta e constroem suas casas. Em 15 minutos, um castor adulto rói uma árvore de 30 cm de espessura. Estes dentes precisam estar sempre roendo, pois nunca param de crescer.
São animais que não enxergam bem, mas ouvem e cheiram  muito bem. Submersos na água, um castor pode ficar sem respirar por até 15 minutos. Entre os roedores é considerado o animal mais inteligente.
Como já falamos anteriormente, as duas espécies de castores são bem parecidas fisicamente e é preciso conhecimento técnico para saber quem é quem. A diferença mais gritante é o número de cromossomas de um e de outro. O castor europeu possuí 48 e o canadense 40.
O castor vive mais na água que na terra. Só viajam dentro dela. Vivem em grupos de até 12 indivíduos.
Durante todo o verão e a primavera, reúnem grandes reservas de madeiras para se alimentarem no inverno. Na primavera se formam os pares e durante o verão irão nascer os filhotes, no máximo 4, dependendo da espécie. Se um parceiro morrer, o sobrevivente se casa de novo. A fêmea só acasala uma vez por ano e amamenta os nascidos nas primeiras semanas. Com 2 anos, um filhote segue vivendo com a família, ajudando a mãe na alimentação e proteção de recém nascidos.
Vários países europeus criam castores em cativeiro para reporem suas populações drasticamente diminuída pela sua caça. Em seu habitat natural um castor vive por até 12 anos. No cativeiro 20 anos.
Os maiores predadores dos castores, além do homem, são lobos, ursos e coiotes.


imagens-ilustrativas-de-castores.





























texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.