Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Papagaio-de-Cara-Roxa: pesquise e conheça está ave barulhenta e ameaçada de extinção.

O Papagaio-de-Cara-Roxa é uma ave originária do Brasil, só encontrada em poucas áreas da nossa Mata Atlântica. Em São Paulo podemos vê-los cruzando o céu nas cidades de Ilha Comprida, Iguapé, Cananéia e Guaraqueçaba. Fora deste estado só é encontrado na cidade de Paranaguá, no Paraná.
São aves que medem cerca de 35-37 cm de comprimento, com penas em geral verdes, parte frontal da face vermelha, partes laterias do rosto azul e roxo.
São aves bastante barulhentas, de hábitos diurnos e que se alimentam de frutas, sementes e flores. Vivem em casais ou em bandos no inverno, de até 400 indivíduos.
Seu período reprodutivo vai de Setembro até Fevereiro e seus ninhos são construídos nos troncos ocos de árvores altas, dentro de densas matas. A fêmea faz a postura de até 4 ovos e dentre esses apenas 3 filhotes no máximo nascerão. O período de incubação durá 26 dias. Os pais cuidam da alimentação dos filhos até estes estarem prontos e preparados para sobreviver.
É uma espécie seriamente ameaçada de extinção. Sendo nascido e criado em poucas áreas das matas, o Papagaio-de-Cara-Roxa vive em uma área muito restrita e sua população sofre um grande declínio. São muito capturados para tráfico de animais.  Isto junto com a  destruição do seu habitat para a extração de madeira e criação de plantações, são as principais causas de sua quase extinção.
A construção de casas de praia, plantações em geral, pastos para gados e utilização de árvores para a construção de barcos, acabam com a pouca mata que ainda existe para a sobrevivência do Papagaio-de-Cara-Roxa. Estimativas mostram que em São Paulo deva existir 1.600 indivíduos e no Paraná, cerca de 3.400.
Nada é feito por autoridades visando preservar a espécie. Interesses econômicos impedem isso! Leis contra a captura destas aves existem, mas não são cumpridas. Em breve essa criatura inteligente , o nosso único papagaio vai deixar de existir.


imagens-ilustrativas-do-papagaio-de-cara-roxa.




















texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.