Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 2 de junho de 2015

Burro: características, comportamento, curiosidades, origem. Conheça um pouco deste animal de carga.

Burro é um Equino resultante do cruzamento entre o Jumento com uma Égua ou fêmea do Cavalo. Prestem a atenção que Burro é quando nasce um macho. Se for uma fêmea será chamada Mula.
Como são resultado de um cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes, Burros e Mulas nascem estéreis.
O Jumento, também chamado Asno ou Jegue, é um parente do Cavalo, animal de grande resistência e que habita por quase todo o planeta, menos nas regiões mais frias. São ótimos para o trabalho pesado e medem até 1,30 mts de altura e pesam até 400 kg. Mulas e Burros, como já falamos, são o resultado do cruzamento do Jumento com a Égua. Seja Mula ou Burro, este animal é parecido com sua mãe, a Égua e herda do pai, o Jumento, a força e resistência para o trabalho duro e pesado. Burros e Mulas têm como característica principal a forte personalidade e teimosia. Necessitam de muito trabalho para serem domados.
A origem desses Equinos vem desde 5.000 a.C, junto com os Cavalos, quando seus antepassados selvagens foram domesticados.
Muitas histórias são associadas ao fato de muitos acharem os Burros animais de pouca inteligência. Lendas e mitos à parte,em Portugal e também no Brasil, chamar alguém de Burro pode ser uma ofensa.
Quanto à reprodução, por serem animais estéreis, os Burros não podem se reproduzir. Com boa alimentação, acompanhamento veterinário e tratamento decente, um Burro pode viver 30/35 anos. As necessidades alimentares de um Burro vai depender da sua idade e atividade exercida. Diversos tipos de capins e gramas, cereais como a aveia, sal e bastante água, são essenciais para um animal sadio.
Com a modernidade, pelo menos nos grandes centros, os Burros perderam espaço e , infelizmente, são abandonados à sua sorte, sem cuidados mínimos.


Nota do Blog.
Escrevemos aqui que Burros e Mulas por serem estéreis não se reproduzem. Mas em pesquisas feitas na Internet, soubemos de casos de Mulas estéreis dando à luz e lemos também sobre reprodução destes animais. Fizemos diversas perguntas a profissionais e este confirmaram a veracidade de Burros e Mulas não poderem se reproduzir. Mas estamos aberto ao debate para sabermos se realmente podem ou não podem se reproduzir.


imagens-ilustrativas-de-burros-e-mulas.



























no link abaixo veja o manuseio de um burro





texto pesquisado e escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
vídeo compartilhado do you tube


Um comentário:

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.