Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Iguana: habitats, características, alimentação e reprodução deste primo distante dos Dinossauros.

Hoje em dia elas são criadas até como animais de estimação, mas este réptil de aparência até assustadora, lembra os grandes animais da Pré-História. As Iguanas habitam terras e florestas tropicais, da América do Sul, Central, México e Caribe. São animais de hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores. Algumas espécies são encontradas no mar.
Sua principais características são a cor verde, quando novos, cauda grande e comprida, atingindo até 2/3 do seu corpo, dedos compridos para facilitar a subida nas árvores e escamas cobrindo seu corpo. Uma Iguana adulta pode atingir 2 mts de comprimento. São animais dóceis e se adaptam muito bem ao convívio caseiro, sendo o primeiro réptil a ser domesticado.
A Iguana é um réptil de sangue frio. O sol é sua principal fonte de aquecimento e no cativeiro precisa estar em uma temperatura em torno de 30º durante o dia e 23 º de noite. Se não estiver em uma temperatura assim, ela ficará inerte, abaixando o seu metabolismo e reservando energia. A umidade do ar também é muito importante para ela e para não haver ressecamento de sua pele, deve girar em torno de 70 a 80%.
A alimentação das Iguanas é bastante variada. Quando jovem se alimenta de insetos e na fase adulta, em casa ou na natureza, se alimenta de flores, bananas, cenouras, brotos, verduras, etc. No Inverno, com o seu baixo metabolismo, pode passar algum tempo sem se alimentar.
A reprodução da Iguana no cativeiro é fácil. Em Setembro a fêmea entra no período fértil. Ela fará a postura de 25 ovos em média,  que precisarão serem colocados em uma incubadora, onde levarão entre 60 e 80 dias para abrirem. Se houver espaço e os pais forem mansos, os filhotes podem permanecer juntos deles.
Para distinguir macho e fêmea é só observar a crista bem desenvolvida, cauda gorda e intensas listas negras que só nos machos aparecem. Nas fêmeas a crista é menor, cauda mais fina e listas menos aparentes.
Cuidados especiais são necessários para sua criação em casa. São animais grandes e necessitam de um local amplo, alto e com troncos e galhos, além de bastante sol. A higiene dela deve ser diária, unhas cortadas e evitar contato com outros animais, para evitar mordidas e chibatadas com seu potente rabo.
No Brasil sua criação em cativeiro é proibida. Em um curto período de tempo, sua importação foi liberada, mas logo proibida. Isso foi um problema sério, pois às pessoas que as compraram, ao verem que elas não paravam de crescer, soltaram-nas na natureza, onde se procriaram rapidamente ou se tornaram presas dos predadores nativos, pois por terem sido de cativeiro, não sabiam se defender desses.




imagens-ilustrativas-de-iguanas.

































no link abaixo assista uma iguana sendo alimentada.






texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.