Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Lagartas: conheça as características, habitat, alimentação, comportamento e reprodução das futuras borboletas.

Lagarta é o nome comum dado ao primeiro estágio de futuras borboletas e mariposas. É o primeiro estágio destes dois insetos, quando apresentam um aspecto de verme. As características das lagartas são o corpo cilíndrico, de vários segmentos, 3 pares de pernas no tórax e outros vários distribuídos pelo corpo anelado. Na cabeça apresentam 6 olhos minúsculos que só detectam luz, antenas pequenas e mandíbula forte.
As fêmeas  geralmente são maiores do que os machos e existem diversas espécies deste verme. Isso vai depender da espécie de borboleta ou mariposa de quem elas se originaram.
Seu habitat compreende lugares de matas, jardins e locais onde exista árvores para se alimentarem e se reproduzirem.
Seu comportamento é voraz: se alimentam de folhas de vários tipos de plantas, algumas espécies se alimentam de insetos e uma rara especie do Havaí alimenta-se de lesmas.Podem causar grandes danos em áreas agrícolas, não só comendo, mas também contaminando folhas e frutos. Uma lagarta come diariamente o triplo de seu peso. As lagartas das moscas se alimentam de carne deteriorada.
Nem todas são prejudiciais. O Bicho-da-Seda é uma larva que monta o seu casulo com seda, utilizada por nós para confecção de linhas de seda. Alguns países usam lagartas na sua alimentação.
A lagarta troca de pele algumas vezes. O período entre uma troca e outra é chamado de ínstar. Quando chega ao último estágio, ela deixa de se alimentar e se fixa em um local para se transformar em uma pupa ou crisálida, dando origem em no máximo 20 dias à maravilhosas borboletas e mariposas.
Algumas lagartas vivem na água. como as larvas de algumas espécies de mariposas que apresentam uma fase de sua vida aquática.
Algumas lagartas são venenosas e podem até matar, outras podem causar queimaduras graves. No Brasil, uma espécie de Taturana pode levar à morte. Outras espécies de lagartas liberam veneno pelas cerdas que podem provocar insuficiência renal.
Como não possuem meios para ir de uma árvore para outra, a reprodução dessas larvas acontece na árvore onde eles se encontram. Depois de copularem, os ovos são colocados sobre folhas e galhos. Macho e fêmea morrem 15 dias depois e os ovos levam até 25 dias para se abrirem. Dali já vão nascer verdadeiras máquinas de comer.


imagens-ilustrativas-de-lagartas-venenosas-ou-não.



































no link abaixo assista a uma explicação sobra lagartas.






texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.





2 comentários:

  1. O NOME DAS LAGARTAS DEVERIAM SER MENCIONADOS AO LADO DA FOTO E QUE TIPO DE BORBOLETA ELA SE REFERE.

    ResponderExcluir
  2. O NOME DAS LAGARTAS DEVERIAM SER MENCIONADOS AO LADO DA FOTO E QUE TIPO DE BORBOLETA ELA SE REFERE.

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.