Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Baleia- Minke: conheça seu habitat, características, comportamento, alimentação e reprodução deste pequeno cetáceo.

A Baleia-Minke é uma das menores do mundo. A fêmea, maior do que o macho, pode medir até 11 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas. Seu corpo é próprio para nadar em grandes profundidades: bastante afinado para um animal de tamanho peso. Sua coloração pode ser negra ou cinza-escuro, sendo que a região da barriga é bem clara.
Seu comportamento varia entre ficarem sós ou em pequenos grupos quando estão se alimentando. Habitam águas tropicais e frias de todos os oceanos, podendo até entrar em águas mais rasas de baías. Chegando o inverno migram para regiões mais quentes para se reproduzirem. Aqui no Brasil é comum serem avistadas por toda a costa.
O tempo de gestação de uma Minke pode durar  até 10 meses. Nascido, o filhote mede cerca de 3 metros e pesa 300 kg.  Ficará por até 6 meses sendo amamentado e com 8 anos já se encontra pronto para se reproduzir. É considerado um animal de baixa procriação, pois apenas 1 filhote nasce por vez e o intervalo entre uma gravidez e outra leva 2 anos.
As Baleias-Minke se alimentam de pequenos peixes, lulas e krill. Devido ao corpo afinado, nadam velozmente e não costuma fazer barulho quando saltam da água. São animais que na natureza podem viver por mais de 40 anos. Ali, o seu maior predador são as Orcas. Mas a sua maior ameaça são os homens, principalmente os japoneses, que as caçam impiedosamente. Por se tratar de uma baleia pequena, sua caça até que não era prioritária, mas com o desaparecimento gradual das espécies maiores passou a ser alvo.
Além do Japão, Noruega e Islândia ainda ameaçam a existência deste animal. O Japão inclusive faz experiências para criar a Minke em cativeiro. Além da insanidade destes países, em outros as Baleias-Minke sofrem acidentes com embarcações e caem em redes de pescas.


imagens-ilustrativas-da-baleia-minke.



















no link abaixo assista a uma baleia minke nadando traqüilamente em abrolhos.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.