Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gorilas: conheça o habitat, comportamento, características, alimentação, curiosidades e reprodução do nosso parente mais próximo.

Este mamífero primata gigante, o maior primata do planeta, possuí 99% de seu DNA idêntico ao nosso, sendo portanto nosso parente mais próximo.
Estudos sobres os gorilas, embora desencontrados, afirmam existir 5 espécies deste animal. Seus parentes próximos são os humanos e os chimpanzés. Estudos indicam  ainda que o homem descende do gorila, não somente pelo DNA, mas também pela inteligência.
Um navegador da Cartagena, em 480 a.C encontrou na atual Serra Leoa pessoas peludas e selvagens. Três fêmeas deste grupo foram capturadas e ( pasmem ) suas peles levadas para Cartagena. Gorila em grego significa tribo de mulheres peludas.
Um gorila-macho adulto pode medir até 2 metros de altura, de pé e pesar até 230 kg. O macho é bem maior e pesado do que a fêmea. É um animal de muita força que pode levantar com os braços até 2 toneladas. São animais que podem viver por mais de 50 anos. Se locomovem usando as 4 patas, sendo que as pernas são maiores que os braços. São ótimos escaladores.
Todas as espécies de gorilas habitam áreas equatoriais da África. Se alimentam de frutas, brotos, folhas e insetos.
Todos os gorilas possuem o sangue do tipo B e cada um tem uma impressão digital diferente. São animais em perigo de extinção por terem uma reprodução demorada, sendo que a fêmea tem um período de gestação de 8 meses e só depois de 4 anos do nascimento dos filhotes terá outra. Estes ficam sob o cuidado dela. Fora esse fato natural, são animais ainda caçados e contaminados com doenças graves de humanos como o Ebola. No ano de 2006 estima-se que cerca de 5 mil gorilas tenham morrido com o surto desta doença na África. Leis para sua proteção forma criadas, mas estima-se que na natureza existam cerca de 125 mil indivíduos vivos.
Hoje diversos gorilas são criados em cativeiro, mas eu acredito que não seja apenas para a manutenção da espécie, mas para o homem provar que descendemos dele, gorila. Gestos foram ensinados e aprendidos e até mesmo brincadeira de pega-pega. O uso de ferramentas como auxílio em tarefas foi observado entre os gorilas.
Em produções cinematográficas a imagem do gorila foi explorada, como King Kong e Planeta dos Macacos. Até em jogos de computador eles são usados como exterminadores de gente.
A insanidade humana em saber de coisas de procedência inserta e o uso de animais em suas pesquisas, pode levar este belo animal a não existir mais em um curto tempo.

imagens-relacionadas-com-gorilas.
































no link abaixo assista aos gorilas na natureza.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.