Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Nasikabatrachus Sahyadrensis: conheça o habitat, comportamento, características, alimentação e reprodução deste raro anfíbio.

Vamos chamar o nosso estranho amigo apenas de NASI. Este anfíbio é um dos animais mais estranhos e único do mundo. Também chamado de Sapo-Roxo, foi descoberto apenas no ano de 2003 e é considerado um fóssil pre-histórico vivo, pois sua origem aponta para mais de 100 milhões de anos.
O Nasi habita uma região chamada de Gates Ocidentais, cordilheira existente no oeste da Península Indiana, cuja altitude média chega aos 900 metros, uma montanha da era Cenozoica. O Nasi é o único gênero da família.
A sua maior característica está na sua bizarra aparência, um corpo arredondado, nariz pontudo sobressaindo de uma pequena cabeça, coloração violeta, patas próprias para escavação do subsolo e comprimento podendo atingir os 7 centímetros, sendo que as fêmeas são maiores do que os machos.
São animais que ficam a maior parte do tempo no subsolo e este é considerado o motivo de só serem conhecidos recentemente. Só saem de lá por apenas duas semanas em um ano, no período de acasalamento. Gostam de solos fofos e bastantes úmidos, onde podem se esconder em profundidades de até 8 metros.
Com a chegada das Monções, a umidade aumenta na floresta onde os Nasis vivem. Inicia-se o período de acasalamento e os sapos saem do subsolo para encontrar um companheiro. A fêmea irá depositar cerca de 3.000 ovos em rochas próximo de um rio, onde depois de eclodirem, os girinos ficaram por cerca de 100 dias, aguardando uma metamorfose que os transformará em pequenos Nasis. Os pais depois do acasalamento se enterram novamente e os filhotes depois de se transformarem também o fazem.
Usando a enorme sensibilidade de seu nariz, buscam e se alimentam de insetos e Térmitas.


imagens-ilustrativas-do-nasi ou sapo-roxo.












imagens-ilustrativas-dos-gates-ocidentais.





imagens-ilustrativas-das-térmitas.







no link abaixo assista ao romance dos nasis. infelizmente não está em português.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

destaques do texto pesquisado no wikipédia.

vídeo compartilhado do you tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.