Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Caturrita: conheça o habitat, comportamento, características e reprodução desta parenta dos papagaios e araras.

Elas são consideradas parentes próximas de periquitos, araras e papagaios. A Caturrita é uma ave que habita regiões subtropicais da América do Sul, desde os Andes até a Bolívia, Brasil, Uruguai , Paraguai e na Argentina.
É uma ave de penas verdes nas costas e no peito e testa penas cinza. Medem cerca de 30 cm de comprimento, bico laranja e algumas penas azuis no rabo.
O comportamento das Caturritas é comunitário. É a única ave de sua espécie que constrói seu próprio ninho. São encontrados em bandos de até 20 indivíduos e os casais formam ninhos junto dos outros ninhos do bando, como se fosse um prédio residencial. Estes ninhos são usados o ano inteiro, não só para reproduzir, como também para dormitório e abrigo. Parentes da Caturrita, como a Arara e o Papagaio não montam ninhos: usam buracos em árvores ou nas pedras para tal.
Os ninhos das Caturritas são feitos de galhos e gravetos. Em época reprodutiva uma fêmea pode por até 11 ovos, sendo que apenas uns 6 ou 7 se tornaram adultos. O período de reprodução começa em Julho e vai até Novembro.
Essas simpáticas aves se alimentam de frutas, sementes, legumes, flores e brotos. Infelizmente é mais uma ave usada em cativeiro.
Mas nem tudo são flores para essa ave, não por culpa exclusiva dela, mas pela mão humana, que ao destruir o habitat natural da ave, fez com que elas invadissem áreas cultivadas do Brasil, Uruguai e Argentina em busca de alimento. Resultado: caça e extermínio!
Também pela mão humana está ocorrendo o desaparecimento do principal predador das Caturritas, o Gavião. Resultado: aumento desenfreado do número de aves!
Em países europeus e nos Estados Unidos, muitos exemplares da ave foram importados (legalmente ou não)  para uso em cativeiro. Uns fugiram e outros foram soltos na natureza. Resultado: alta reprodução e preocupação para autoridades ambientais!
Aqui no Brasil, em muitos locais ainda são comercializadas Caturritas e o mesmo que aconteceu na Europa e Estados Unidos está acontecendo em lugares que não eram antes encontradas exemplares da ave.


imagens-ilustrativas-da-caturrita.

























assista no link abaixo às caturritas construindo o seu ninho.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.