Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alma de Gato: conheça o habitat, características, comportamento, alimentação e reprodução desta ave que ¨anuncia a morte ¨ .

O Alma de Gato é uma ave que pertence a mesma família dos Cucos. O tamanho total dele (corpo e cauda) fica em torno dos 50 centímetros, coloração avermelhada e uma cauda bastante longa.
Habita por quase todo o Brasil e outros países sul-americanos como Argentina, Uruguai, Venezuela e Guianas. Nestes locais vive em matas e até mesmo em lugares da cidade que apresentem muitas árvores.
Entre as folhagens destas árvores, o Alma de Gato se locomove pulando de galho em galho, sozinho ou no máximo com outro indivíduo. Raramente são encontrados no solo.
São conhecidas 7 espécies de Alma de Gato e eles recebem outros nomes dependendo da região onde habite.
Sua alimentação básica é feita de insetos, que captura olhando os dois lados de uma folha. Lagartas, até mesmo as mais venenosas, são suas favoritas, mas também ataca ovos de outras aves, frutas e pererecas que por acaso encontrem sobre os galhos.
No período de reprodução fazem seus ninhos nos ramos baixos das árvores e nele a fêmea faz a postura de 6 até 10 ovinhos brancos, e os chocará por até 14 dias. O casal cuida junto das crias por até 7 dias depois de seu nascimento, depois eles se movem sozinhos pelos galhos até se tornarem independentes. 
É comum diversas fêmeas usarem um mesmo ninho e até mesmo usarem o ninho de outra espécie de ave.
O canto do Alma de Gato se assemelha ao gemido de um gato, mas ele também imita o canto de outras aves, como o canto de um Bem-Te-Vi.
Uma lenda amazônica fala que se um Alma de Gato cantar na porta de uma pessoa, este estará com seus dias contados.
O Alma de Gato é considerado muito importante para a agricultura, pois se alimenta de grande quantidade de insetos e, principalmente de lagartas, prejudiciais para esta atividade.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-alma-de-gato.
























no link abaixo assista ao alma de gato em busca de alimento.




no link abaixo escute o canto do alma de gato.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.


3 comentários:

  1. Acabei de ver um na CPFL de Campinas. Muito bonita, mas só a vi na árvore. Ainda bem que ela não estava cantando... rsss Hoje também vi aqui um bando de pica-paus brancos. Já vi tucano nas árvores daqui. Lugar com muitos pássaros!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver um na árvore de casa, em Campinas também. Lindo demais!

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.