Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Lagarto Jesus: conheça este cara que consegue correr sobre as águas.

O Lagarto Basilisco é encontrado perto de rios e lagos de selvas da América do Sul e Central. Podem viver no solo e no alto de árvores.Normalmente possuem entre 20 e 80 centímetros de comprimento, mas das 4 espécies conhecidas existem alguns que podem chegar aos 2 metros. Seus pesos variam entre 200 até 600 gramas.
O que fez esse lagarto ser conhecido é a sua habilidade de fuga de seus predadores: correr sobre as águas sem afundar.
Quando se sente em perigo, este lagarto procura pela água para empreender fuga, correndo sobre esta, com uma velocidade de 5 metros por segundo.Nas patas, o lagarto possuí uma fileira de escamas ao redor de cada dedo.Quando sua pata toca a água, cria bolhas de ar, mantendo sua estabilidade. Quanto menor o lagarto, mais distante ele consegue correr. Se parar de correr ele vai afundar. Seu apelido vem desta habilidade de ¨andar sobre as águas ¨.
O Lagarto Jesus se alimenta de flores, ovos, pequenos insetos e peixes. No cativeiro chegam a viver por até 8 anos, mas na natureza nem tanto, devido a grande quantidade de predadores que possuí, entre esses, aves de rapina, cobras e carnívoros. Além de bom na corrida, esses lagartos também se enterram na areia.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-lagarto-jesus.


















no link abaixo assista a fuga do lagarto jesus de um predador.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.








Um comentário:

  1. Lagarto esperto!! Nome bastante apropriado. Bom exemplo para nós seres humanos, aprendermos a fugir de encrencas. Tem uma fotografia em que ele está em um pé de "Morinda citrifolia" normalmente conhecido por Noni; ô futinha de cheiro insuportável!! Mas é eficaz nona prevenção de várias enfermidades.

    ResponderExcluir

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.