Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Morcego-Hematófago: conheça um pouco sobre este vampiro.

Na semana passada falamos sobre o maior morcego do mundo, o Raposa-Voadora, que embora seja enorme, só se alimenta de néctar e frutas. Nossa leitora Ednéia de Assis, que não nos disse onde mora, nos pergunta sobre Morcegos-Vampiros e se esses podem atacar humanos.
Ednéia, o morcego é um animal mamífero que possue uma dieta muito variada. Cerca de 70% deles se alimentam de insetos e quase que todo o restante se alimenta de frutas. Apenas 3 espécies se alimentam  somente de sangue: são chamados de morcegos hematófagos e popularmente de vampiros.
Essas 3 espécies só são encontradas na América Latina. Os morcegos-vampiros possuem dentes incisivos grandes e afiados, que usam para cortar superficialmente suas presas e depois lamber o sangue. São animais pequenos, pesando algo em torno de 30 gramas e que atacam de maneira sutil, aproveitando o descanso de suas presas, que dificilmente irão acordar. Muita gente acha que eles anestesiam sua vítimas para atacar, mais isso não é verdade: eles agem de noite, sobre animais em descanso, inclusive o homem, pousando silenciosamente sobre estes, usam seu sentido aguçado para descobrir vasos sanguíneos superficiais, fazem um pequeno corte ali e lambem o sangue. Para não coagular o sangue, os vampiros possuem na saliva um forte anticoagulante.
Existe também o perigo da transmissão da raiva, mas isso só ocorrerá  em locais onde a doença exista e o morcego entre em contato com ela. Sozinho o morcego-vampiro não possui a raiva, apenas pode se tornar o transmissor dela. Existem alguns sintomas que mostram quando um morcego-vampiro esta contaminado pela raiva, como procurar se alimentar de dia ( o certo é sempre de noite ), tremor , muita agressividade entre outros, mas uma pessoa leiga e com fobia aos morcegos vai procurar evitar qualquer contato físico.
Os vampiros pertencem a família Desmodontinae e são os únicos aptos a transmitirem a raiva por se alimentarem de sangue de animais infectados, porém este podem atacar outros morcegos que não se alimentam de sangue e contaminá-los.
Se um morcego for encontrado em sua casa e você não tiver coragem de capturá-lo, procure entrar em contato com centros de zoonoses de sua cidade, isso também se aplica se ele já estiver morto.
Assim como é feito com o veneno das cobras, a substância anticoagulante presente na saliva do vampiro esta sendo estudada para elaboração de remédios para a circulação.
Em alguns países o morcego é sagrado, em outros são protegidos por leis e claro, na Ásia, alguns países os apreciam na culinária. No Brasil estão protegidos por lei.
Só mais uma coisa Ednéia: a história do Drácula que se transforma em morcego é mais uma ficção humana.


imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-morcegos-vampiros.






















no link abaixo assista ao Richard Rasmussem mostrando como o morcego ataca um humano.






texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisa na net.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.