Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Leão Asiático: conheça este felino ameaçado de extinção.

O Leão Asiático, também chamada de Indiano é parente próximo do Leão Africano e só é encontrado hoje, no Parque Nacional da Floresta de Gir, no oeste da Índia. Outrora habitava outros locais da Ásia, mas agora, segundo contagem realizada em 2010, só 411 indivíduos habitam os mais de 1.400 km/quadrados deste parque.
Junto com o Tigre, Leopardo, Leopardo das Neves e a uma espécie de Pantera, são os únicos grandes felinos que moram na Índia.
Neste parque os Leões ficam em florestas de arbustos, seu local preferido. Em relação ao seu parente africano, o Leão Asiático é menor: medem perto de 2,50 metros e peso de 190 kg, os machos e as fêmeas 1,75 metros e peso de 120 kg. Se diferem do Africano por possuírem uma juba menos espessa e uma pele dobrada na barriga. Vivem em bandos de algumas fêmeas e apenas um macho, sendo que este só se aproxima delas no período de acasalamento e caças mais difíceis.
Apesar de hoje só existir na Ásia, o Leão Asiático já viveu também na Europa e até mesmo na África. Na Europa, por volta de de 480 a.C tem se notícias de ataques de Leões aos transportadores de cargas, sendo então perseguidos e mortos, fora que também eram vítimas de caças orquestradas pelos nobres e mesmo usados em lutas do Coliseu de Roma. O último animal visto na Europa foi em 1884.
Na África o seu parente mais próximo foi o extinto Leão do Atlas.
São as fêmeas que caçam, com estratégia de emboscadas, mas o macho é sempre o primeiro a se alimentar...os restos serão delas e dos filhotes.
A maior dificuldade na reprodução deste animal é o parentesco que eles apresentam, pois essa aproximação genética produz animais inférteis.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-leão-asiático-ou-indiano.


























nos links abaixo assista a um documentário completo sobre os leões asiáticos...infelizmente não é dublado, mas vale a pena assistir.








texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.