Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mabecos: conheça esse feroz predador africano.

Eles são parentes dos nossos cães domésticos, tanto que são conhecidos também como Cão-Selvagem-Africano ou Cão-Caçador-Africano. Os Mabecos habitam florestas densas ou tropicais e zonas desérticas de áreas ao sul da África, como Zâmbia, Namíbia, Zimbábue, Botswana, Moçambique e Tanzânia.
São animais sociais, que vivem em grupos chefiados por um casal que detêm o direito de serem os únicos reprodutores do bando. Membros doentes do grupo, feridos, são protegidos por todos e na hora da alimentação, os filhotes são os mais privilegiados.
Um Mabeco adulto mede entre 70 e 1,10 metros de comprimento e peso de até 36 kg. Sua pelagem varia entre negro, laranja, castanho e branco. Possuem 4 dedos nas patas.
Os Mabecos são mais ativos de dia, quando caçam. Caçam em grupos, perseguindo e cercando sua presa. São capazes de compartilhar comida com membros do bando que não participaram da caçada e até mesmo dividem espaço com outras matilhas. Mas entre fêmeas podem acontecer brigas intensas, cujo o resultado para a perdedora será a exclusão do bando e morte.
Se alimentam de animais muito maiores do que eles, que abatem ferozmente, mas na falta desses, comem roedores, lebres e aves. Usam a tática de cercar e isolar uma presa de seu bando e raramente o deixam fugir.
O casal que lidera o bando fica junto para sempre e é o único que pode se reproduzir. Mas quando a matilha é muito grande, uma ou duas fêmeas mais podem se reproduzir. Mas isso pode levar a fêmea dominante a tentar roubar e até mesmo matar os filhotes dela. Fora isso, todos os outros membros do bando ajudam na criação e proteção dos filhotes.
O tempo de gestação de uma fêmea de Mabeco é de cerca de 10 semanas e cada vez pode nascer entre 2 e 20 crias.
A destruição do seus habitats naturais e doenças adquiridas no contato com outros animais tornaram o Mabeco um animal em risco de extinção. Armadilhas colocadas para a caça de outros animais também vitimam muito desses animais. Estima-se a população deles em cerca de 6 mil indivíduos.


imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-mabeco.





















no link abaixo assista a um documentário completo sobre mabecos.







texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.