Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

POMBO-CORREIO : como eles conseguem levar mensagens?

Os chamados Pombos-Correios são aves da mesma espécie dos pombos que frequentam casas ou se veem nas praças, só pertencem a uma raça diferente, maior em tamanho. São chamados de Correio por terem sidos usados em Guerras mundiais para levarem mensagens, como uma alternativa de comunicação.
Mas devemos salientar que eles não levam mensagens como um carteiro comum que lê no envelope o endereço do destinatário. Como todos os pombos que retornam ao seu local de nascimento e familiares, o Pombo-Correio é usado desta maneira. Eles possuem uma morada fixa, onde nasceram e sempre vão voltar para este local para se alimentarem, protegerem-se e encontrar os membros de seu bando. Sabendo disso o homem que queria enviar uma mensagem para alguém retirava esse pombo de seu local, o levava para outro lugar, prendia uma mensagem em seu corpo, geralmente em uma das patas e o soltava. Instintivamente essa ave voltaria para sua casa. Claro que o destinatário da mensagem deveria estar lá esperando.
Para facilitar essa comunicação, usavam caminhões onde esses pombos nasciam e viviam e moviam esses caminhões por diversos locais. Mesmo que fossem levados para locais diferentes a cada dia e não muitos distantes do caminhão, eles conseguiam voltar.
Mesmo com o final das Guerras, por enquanto, essas aves ainda foram utilizadas como mensageiras . Militares russos mantêm uma divisão especial de Pombos- Correios: na Inglaterra foram usados no transporte de amostras de laboratórios para não enfrentarem trânsito e dizem, até para o contrabando de drogas e pedras preciosas eles são usados.
Mas não é qualquer pombo que pode ser mensageiro. Um Pombo-Correio sem treinamento poderia se perder ou cansar. Uma ave dessa, sem preparo, poderia voltar para casa a uma curta distância, mas uma distância grande, digamos de 50 km de onde ele vive, ele não teria fôlego para voltar. Por isso eles são treinados desde pequenos para voar longas distâncias.
Os Pombos-Correios possuem ótima visão, com a qual localizam o sol e identificam em que posição estão; um excelente relógio-interno para identificar se é dia, tarde ou noite e boa memória para aprender a relação entre o sol e o momento do dia em que se encontra.
Hoje em dia ainda funcionam como mensageiros e em provas para ver qual pombo consegue voltar de uma distância maior.
Mas nem tudo são glórias: muitos se perdem ou são devorados por gaviões, seu maior predador.


imagens-ilustrativas-de-pombos-correios.


























no link abaixo assista a um vídeo com explicações sobre pombo-correio.






texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeo compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.