A origem do da raça Sagrado da Birmânia é cercada de lendas de gosto duvidoso. Uma diz respeito a um templo onde se criavam gatos de pelo comprido, companheiros de um sacerdote, que ao ser assassinado por invasores, teve o corpo protegido por um desses gatos. Como resultado ( sic ) sua pelagem que era branca, escureceu e somente as patinhas continuaram brancas. Os demais gatos criados no templo ficaram iguais a ele.
Outra lenda é a de que esta raça seria descendente de gatos venerados como deuses em templos budistas da Birmânia, por volta do século XV.
Lendas a parte, de real mesmo sabe-se que existe várias descrições da entrada da raça na Europa e que as atuais características da raça foram obtidas com o cruzamento de um Sagrado levado para os Estados Unidos, na década de 30. Este gato foi cruzado com um gato Siamês. No ano de 1.936 a raça foi oficialmente reconhecida no país. Em outros países, o Sagrado seria cruzado com gatos de outras raças.
O Sagrado da Birmânia é um animal muito brincalhão, meigo, inteligente e alegre. Não é ciumento como outras raças de felinos e elege como dono uma pessoa com o temperamento parecido com o seu. Seu corpo é médio, alongado e troncudo, olhos azuis, grandes e redondos. Uma das suas características mais marcantes é a máscara marrom que cobre seu focinho. É um gato bem peludo e de cores muito variadas.
Como já dissemos que foi um gato que em cada país teve cruzamentos diferentes, existem divergências sobre o real padrão do Sagrado.
Gato que adora brincar com pessoas conhecidas, sejam crianças ou adultos. Com estranhos sua atitude é mais reservada, ficando nervoso e irritado. Animal ideal para lugares com pouco espaço.
No geral é um gato que precisa de cuidados médios, como uma boa escovação, comidas de boa qualidade e consultas veterinárias. Sua expectativa de vida é de 11 anos e peso variando entre 3/5 kg.
imagens-ilustrativas-do-gato-da-raça-sagrado-da-birmânia
texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.