Um dos animais mais emblemáticos da natureza, o bicho-preguiça tem na sua lerdeza uma arma de sobrevivência. Seus movimentos são lentos e silenciosos e a sua pelagem se confunde com as árvores, desviando a atenção dos seus predadores.
Animais de porte médio, podem atingir adultos, 3/5 Kgs de peso. Possuem membros compridos, corpo curto, cauda grossa, tudo adaptado ao seu modo de vida: quase sempre pendurado de cabeça para baixo. Podem girar sua cabeça 270° sem mover o corpo.
São animais naturais da Mata Atlântica e da Amazônia, mas também encontrados em outros países da América do Sul e Central.
Existem seis espécies diferentes de preguiça, que podem ter dois ou três dedos nas patas. A temperatura corporal de uma preguiça é sempre muito próxima à do ambiente onde vive.
Animais solitários, os machos e as fêmeas só vão se encontrar para acasalar. A gestação dura de 6 a 8 meses, nascendo apenas um filhote, que irá mamar durante um mês, ficando com a mãe até os cinco meses de vida, quando deverá ter aprendido a se locomover e comer sozinho. A expectativa de vida deste animal chega aos 50 anos de vida, passados na maioria em cima de árvores, onde se alimentam de folhas novas de algumas espécies. Dormem cerca de 14 horas por dia.
Não é considerado um animal ameaçado de extinção, mas já está desaparecendo em algumas regiões brasileira. O desmatamento é o maior problema enfrentado por eles, mas também sofrem com queimadas e caçadores ilegais.
imagens-ilustrativas-do-mamífero-bicho-preguiça
texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.