Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Galos e Galinhas, conheça um pouco sobre está deliciosa ave.

Uma das mais importantes fonte de alimento há muitos séculos, galos e galinhas apresentam os seus primeiros registros como aves selvagens na China, 1.440 antes de Cristo.
Domesticadas somente no século VII a.C, infelizmente para mais uma atrocidade humana: utilização em brigas de galos na Ásia, África e Europa. Até então não ligavam para sua carne e ovos; sua utilidade era somente para rinhas.
O macho da espécie é o galo e a fêmea, a galinha. Quando jovens são denominados de frangos ou galetos e os filhotes, de pintos. São aves de bico pequeno, crista e asas curtas. Galinhas domésticas não voam e as selvagens voam por curtas distâncias. É o animal doméstico de maior quantidade em todo o planeta. Além da carne saborosa e nutritiva, a fêmea fornece ovos.
As viagens de colonização dos continentes ajudaram a torná-la a ave mais conhecida do mundo
Para produzir os ovos, a  galinha não necessita do galo. Só precisa dele para fertilizar seus óvulos para que ocorra e fecundação dentro dos ovos e no período reprodutivo da galinha, que é na primavera e começo do verão.
A quantidade de ovos fertilizados depende da espécie da galinha, mas nem todos os ovos gerarão pintos. Alguns não fertilizaram corretamente e não darão crias. A galinha choca o ovo porque os embriões dentro destes necessitam de calor para se desenvolverem. Todo esse processo de fertilização, postura e chocagem dos ovos leva 21 dias.
Existe uma certa hierarquia entre as galinhas, pois uma galinha pode bicar todas as outras e não ser bicada por nenhuma, outra galinha pode bicar todas as outras, menos a galinha que bica todas e assim sucessivamente, restando uma galinha que será bicada por todas e não vai bicar nenhuma. O galo pode bicar todas as galinhas do seu terreiro.
Se não forem criadas para abate, uma galinha pode viver por mais de 10 anos. Existem diversas cores e raças de galinhas. 
Essas aves se alimentam de milho, ração e gramas, mas podem comer de tudo que encontram no caminho.
O galo canta para avisar a hora de dormir e levantar para os outros animais.
Uma curiosidade deste canto é que se tiver mais de um galo nas redondezas, todos vão cantar como se um respondesse ao outro.

imagens-ilustrativas-de-galos-galinhas e pintos.





























no link abaixo escute a cantoria de diversos galos




texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net
vídeo compartilhado do you tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.