Falamos aqui individualmente sobre animais selvagens e domésticos, mas hoje falaremos sobre uma classe específica, os Marsupiais, que diferem dos animais que gestão seus filhotes no interior do corpo da fêmea ( útero ) ou dentro de ovos. Na classe dos Marsupiais a fêmea apresenta uma bolsa abdominal, de nome marsúpio, onde se processa a maior parte do desenvolvimento dos filhotes.
São animais muito antigos, surgidos no período Cretáceo e que se desenvolveram ao longo do tempo. Não diferem de outras classes de animais somente pela presença do marsúpio, mas também na anatomia, alimentação e reprodução. Anatomicamente os Marsupiais apresentam um cérebro menor se comparado com outros mamíferos.
A reprodução dos Marsupiais é mais complexa do que a de outras classes de mamíferos. Estes apresentam um período de gestação variável de acordo com a espécie e os Marsupiais apresentam um período curto, dependendo da espécie, entre 8 a 43 dias.
Uma parte do período gestativo nos Marsupiais ocorre dentro da vagina da fêmea. Ainda semi-desenvolvidos, os filhotes devem deixar o local para procurar o mamilo da mãe e assim completar seu desenvolvimento. Para isso eles escalam o corpo da mãe até a bolsa marsupial. Nesta escalada, da mãe só receberá indicação de como alcançar esta bolsa, precisando se virar para alcançar um mamilo para se alimentar. Dependendo da espécie essas viagens marsúpio-mamilo podem durar até 1 ano, até o filhote completar seu desenvolvimento.
Entre os Marsupiais muitas espécies vivem solitárias, só se encontrando para reproduzir. Em outras, os machos brigam para ter várias fêmeas e em poucas espécies, o casal se reproduz com seus próprios filhos.
As principais classes de Marsupiais são encontradas hoje na América do Norte, Austrália e América do Sul.
Habitam desde florestas tropicais até regiões desérticas. Podem viver em árvores, no solo e até mesmo serem semi-aquáticos. Apenas uma espécie de Marsupial é planador. Alguns apresentam o comportamento noturno, outros diurnos e crepusculares. Uns hibernam outros são ativos o ano inteiro. Os hábitos alimentares dos Marsupiais podem ser carnívoros, herbívoros, insetívoros e até nectarívoros ( se alimentam de néctar ou mel ).
imagens-ilustrativas-dos-mais-conhecidos-marsupiais.
CANGURU
COALA
DIABO DA TASMÂNIA
COLUGOS ( o marsupial planador ).
GAMBÁ
CUÍCA
GATO MARSUPIAL OU GATO TIGRE
RATO CANGURU
texto pesquisado e escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
NOTA DO BLOG.
Muitos dos Marsupiais mostrados aqui já foram falados individualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.