A Patativa é um pássaro de canto belo, melodioso. Este canto é usado pelo macho para marcar seu território. Seu canto é tão atraente e lindo que o pássaro é citado em poemas, versos e músicas, além de ter virado apelido de cantores do Nordeste.
As características da Patativa são a cor cinza-azulado dos machos e parda de fêmeas e dos jovens filhotes. Bico negro, cinza ou amarelo e comprimento de cerca de 10 cm.
Habitam campos, cerrados e baixadas de diversos estados brasileiro e também na Argentina e Paraguai.
No Inverno não é muito vista, pois fica escondida trocando de penas. Depois de Setembro já aparece em casais. Com a Primavera e aumento da alimentação, os machos formam seus territórios e disputam fêmeas. Neste período os machos ficam no topo de altas árvores cantando para marcar sua área e protegendo-o de possíveis invasores.
Alimentam-se de gramas e brotinhos de plantas. É uma ave que se adaptou muito bem ao cativeiro, mas como não somos favoráveis a animais enjaulados ( a não ser que estejam seriamente ameaçados de extinção na natureza ) não vamos tocar no assunto.
Existem várias espécies desta bela ave, sendo que as principais são a Patativa Chorona, o Coleirinho, o Brejal e a Patativa da Amazônia, entre outras.
No período reprodutivo, primavera e verão, a fêmea constrói seu ninho em forma de uma taça,em árvores não muito altas. Ali ela fará a postura de 2 ou 3 ovinhos que serão incubados por 13 dias. Depois de 35 dias os filhotes já se alimentam sozinhos e já se separam dos pais.
Infelizmente, apesar do seu belo canto, a Patativa é um pássaro ameaçado na natureza. São caçados, principalmente os machos pelo seu canto, sofrem com a destruição e poluição do seu habitat natural e mais ainda pelo tráfico que ocorre em qualquer período e lugar.
imagens-ilustrativas-da-patativa.
no link abaixo escute o canto de uma patativa.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeos compartilhados do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.