Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Taturana: leitora solicita informações desta ¨lagarta¨ que pode até matar uma pessoa.

Nossa leitora Solange Villas-Boas, moradora de Londrina no Paraná, nos envia uma foto tirada por ela mesma em sua residência, de uma de várias ¨ lagartas ¨ que se instalaram em um pé de laranjeira. Uma amiga e vizinha lhe disse tratar-se de uma Taturana e ela nos escreve solicitando informações sobre a bichinha.

Solange, obrigado por nos acompanhar.
Como não somos estudiosos sobre lagartas, comparei a sua foto com diversas que existem na Net. Sua visitante inesperada é uma Taturana Preta e é bom não tocar e nem deixar nenhuma animal de estimação chegar perto.
Na verdade as Taturanas são insetos que são a larva de Mariposas. São perigosas se tocadas e algumas espécies são venenosas, como a LONOMIA OBLÍQUA ( não é a mesma da sua foto ), chamada até de assassina, pois pode provocar hemorragia, insuficiência renal e até matar.
Aí mesmo no sul do Brasil mais de mil casos de acidentes com a Lonomia foram registrados e infelizmente com algumas mortes. A Taturana que você fotografou não chega a ser venenosa, mas pode acarretar problemas tóxicos em pessoas ou animais que a tocarem.
Na verdade as Taturanas não queimam. Elas liberam uma toxina presente nos pelos que recobrem seu corpo. No caso da Lonomia essa toxina diminuí no corpo de uma vítima, a  substância que impede a coagulação do sangue, denominada fibrina. Essa redução pode causar hemorragias, levando à sangramento pelo nariz, gengivas e outros órgãos do corpo. Quanto maior for a quantidade de toxina, mais grave será o caso. 
Algumas Taturanas vivem emboladas nas árvores, parecendo um enxame de abelhas. Isso é muito perigoso!
Taturanas medem cerca de 7 centímetros de comprimento, com o corpo coberto de cerdas de onde sai a toxina venenosa. Inicialmente só eram encontradas no Amapá, depois passou a ser vista também em estados do Sul ( como é o seu caso ) e no Sudeste.
Assim como faz com o veneno de cobras, aranhas, escorpiões etc, o Instituto Butantan usa as cerdas das Taturanas para produzir o único remédio que combate o veneno da Lonomia : um soro Antilonômico.
Mais uma vez o homem é o responsável direto pelo aumento da quantidade de Taturanas aparecendo em nossos quintais. Com a devastação do ambiente natural, diversos predadores da Taturana sumiram, resultando num crescimento desenfreado destas. Mais Taturanas, menos comida para elas, resultando em mais invasões em nossas casas.
Alguns predadores ainda causam baixas nas Taturanas, como moscas, vespas, vermes, percevejos e formigas. Mas a quantidade e o contato com os humanos ainda é muito grande e perigoso.
Solange recomendamos que você se informe aí em sua cidade se existe algum tipo de serviço que faça o recolhimento destas lagartas. Enquanto isso não encoste e nem deixe animais chegarem perto.


imagens-ilustrativas-da-taturana-lonomia-oblíqua.








imagens-ilustrativas-de-diversos-tipos-de-taturanas.





















no link abaixo assista a uma reportagem do Globo Rural sobre Taturanas.






texto escrito pelo autor do blog depois de pesquisa na net.

imagens copiadas da net.

vídeo do Programa Globo Rural compartilhado do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.