Esta ave é prima próxima das galinhas. Vivem a maior parte do tempo no chão e na hora de dormir se empoleiram nos galhos das árvores. São aves muito territoriais e vivem em dupla, somente aceitando a presença dos filhotes por um curto tempo, depois os expulsa. Os machos são negros, barriga clara. As fêmeas são marrom. Medem cerca de 80 centímetros de comprimento e peso de até 3 kg. Vivem por até 40 anos. Possuem um penacho recurvado.
Habitam algumas áreas do Amazonas, Maranhão, São Paulo, Bolívia, Paraguai e Argentina. São conhecidas várias espécies de Mutuns, sendo que o Pinima é o mais conhecido e muito encontrado em Zoológicos por viverem bem em cativeiro.
Sua alimentação na natureza é composta de frutas, caramujos, insetos e outros animais pequenos. Em cativeiro são servidas rações balanceadas.
A fêmea faz a postura de ovos brancos que levam 30 dias para serem chocados. Seus ninhos são construídos sobre galhos de árvores, a 2 ou 3 metros do solo. São aves que só se casam uma vez e o macho dá comida à fêmea.
São animais mansos e que até se aproximam das casas locais para comer junto das criações, mas a caça desenfreada pode levar o Mutum Pinima à extinção, principalmente no área do Pantanal.
imagens-ilustrativas-relacionadas-ao-mutum-pinima.
no link abaixo conheça mais sobre esta ave.
no link abaixo assista a um casal de mutuns se alimentando.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeos compartilhados do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.