O Narval é uma baleia que se caracteriza por possuir os maiores caninos entre todas as baleias. Canino este que se parece com um chifre de Unicórnio. São primas de outra espécie de baleia, a Beluga.
Habitam regiões do Ártico próximo da Rússia, Groenlândia e Canadá. Já foi um animal muito caçado pela sua carne e pelo marfim de sua presa. Hoje existem leis que os protegem e a população de Narvais se estabilizou. Mas ameaças a espécie sempre vão existir pois são baleias muito vulneráveis às alterações no clima e a sua alimentação especial.
Os Narvais não são tão grandes como outras baleias. Os machos, maiores que as fêmeas, medem entre 3 e 6 metros de comprimento, sem a presa de marfim. As fêmeas medem em média 3,50 metros de comprimento. O peso dos adultos varia entre 800 a 1.600 kg.
Somente no macho é encontrado o dente canino prolongado. Este dente cresce por toda a vida do animal e atingi comprimento entre 1,50 e 3 metros. Esta presa é oca, pesando cerca de 10 kg. Estudos mostram que um a cada 500 machos apresentam duas presas e algumas fêmeas também apresentam este canino. Foi registrado apenas uma fêmea com duas presas.
A Biologia acredita que essas presas não são para lutas e sim um órgão sensorial e posição social, assim como acontece com as jubas dos Leões e caudas do Pavão.
A alimentação dos Narvais é muito restrita e vai de peixes locais, como Bacalhau, à Camarões e Lulas. A falta de dentição fazem os Narvais sugar presas que estejam ao seu alcance.
Entre todos os mamíferos marinhos, os Narvais são os que descem mais fundo em mergulhos, chegando a alcançar 1.500 metros. Vivem em grupos de 5 a 10 animais e só se reúnem no verão, podendo chegar aos 1.000 indivíduos.
Entre Abril e Maio se acasalam e a gestação dura 14 meses. Por cerca de 20 meses os filhotes permanecem junto da mãe, aprendendo habilidades para sobreviver.
Narvais podem viver por até 50 anos, mas ainda são ameaçados pelos humanos, falta dos seus alimentos, Ursos Polares, Orcas, Tubarões ou até mesmo morrerem sufocados por não conseguirem sair antes que a superfície das águas do Ártico congelem.
imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-narvais.
no link abaixo assista aos narvais em seu habitat natural ( infelizmente esta em inglês ).
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.