As Emas são parentes distantes dos Avestruzes e como estes também não conseguem voar.
São encontrados em planícies e campos, sempre próximos de águas, em alguns países da América do Sul, como Argentina e Brasil. Possuem asas que se não utilizam para voar servem como leme em uma corrida, ajudando-a a se equilibrar e mudar de rota. Não possuem cauda, cor acinzentada, pescoço negro quando adultos e enxergam muito bem.Em corrida, chegam a alcançar os 60 K/m por hora, só perdendo entre as aves, para o Avestruz que chega aos 80 K/m por hora. Em tempos de seca, conseguem ficar longos períodos sem beber água, mas em tempos de muita chuva sofrem muito e os filhotes podem até morrer pelo excesso de umidade, uma vez que não são aves com penas impermeáveis.
Seu tamanho pode atingir 2 metros de altura e peso de até 36 Kg.
Quando o tempo está muito quente, preferem descansar durante o dia e de tarde/noite se alimentar. Vivem em bandos e sempre procuram estar próximos de vacas e ovelhas. Se alimentam de insetos, roedores, répteis, capim e sementes. Pra ajudar a moer esses alimentos engolem muitas pedrinhas.
No período de reprodução, os machos do bando se separam destes e formam seu harém que pode ter até 9 fêmeas. Pode acontecer entre os machos embates por territórios. Ele é quem monta o ninho, um único, para que as fêmeas coloquem seus ovos. Será responsabilidade do macho chocar esses ovos, cerca de uma dúzia.
Cada ovo pode pesar até 600 gramas e depois de 6 semanas eclodem, sendo os filhotes cuidados pelo pai. A fêmea pode até matar o recém-nascido e depois de colocar os ovos que serão chocados pelo macho, vão acasalar novamente com outro macho diferente.
A destruição do seu habitat natural, a caça pela sua carne, atropelamentos e matança para os impedirem de atacar plantações, colocam a Ema em perigo de extinção. Em alguns lugares são capturadas para terem suas penas retiradas para uso na fabricação de espanadores e adereços de fantasias.
Sua patada é o seu meio de defesa e pode ser fatal.
imagens-ilustrativas-relacionadas-a-ema.
no link abaixo assista a um vídeo sobres emas.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos compartilhadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.