O Siluro é um peixe de água doce originário de rios da Europa Central, sendo que em 1974 um biólogo alemão o introduziu em Portugal. Hoje, como espécie invasora, ele é encontrado em diversos locais fora de sua origem, inclusive na Ásia.
Trata-se de um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo medir até 3 metros de comprimento e pesar 150 kg. Possuem 6 barbilhões que o confundem com o Peixe-Gato, mas este não ultrapassa os 30 cm de comprimento. Esses barbilhões são usados para detectar vibrações de possíveis presas, pois preferem caçar de noite e em águas turvas. Alimentam-se de quase tudo: peixes, sapos e rãs, patos, enfim tudo que entrar em sua boca.
Com apenas 3 anos de vida, esse peixe já pode por cerca de 42 mil ovos, e isso acontece de Março até Abril, com uma temperatura da água de cerca de 10° C.
São peixes de uma longevidade espantosa pois podem viver por até 80 anos. É um dos espécimes mais cobiçados por pescadores pelo tamanho e pela briga que proporciona ao ser fisgado. Segundo relatos, um peixe de 46 kg capturado com linha e molinete, brigou por mais de 30 minutos.
Infelizmente a cobiça humana ameaça a existência do peixe pois sabe-se que a carne dele só é recomendada para peixes com até 15 kg. Peixes maiores tem carne gordurosa e ovas tóxicas aos humanos.
imagens-ilustrativas-do-peixe-siluro.
no link abaixo assista a um siluro caçando aves.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net apenas para ilustração.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.