Para falar do Bicho da Seda, primeiramente temos de falar de uma Mariposa da família Bombycidae, um inseto muito antigo,nativo da China, mas que hoje em dia se encontra em quase todo o mundo. Estas Mariposas depois de copularem, cerca de 500 ovos serão depositados pela fêmea e destes ovos, depois de 7 até 21 dias, lagartas eclodem e estas produzem a famosa seda.
Ao nascer, uma lagarta dessa medirá algo em torno de 2,5 milímetros de comprimento e é um animal voraz, se alimentando das folhas de amoreiras.Enquanto se alimenta para completar sua metamorfose, a lagarta com pouco mais de 1 mês começa a produzir fios para formar um casulo onde completara uma fase de sua vida. Este casulo é que servirá para produzir a seda.
Na parte inferior da boca de uma dessas lagartas existe uma glândula denominada sericígena. A larva faz movimentos em forma de 8 ao redor do próprio corpo e em 3 dias termina algo em torno de mil metros de fios. Esta lagarta, em 3 semanas, dará origem a uma borboleta branca. O casulo que abrigou a lagarta precisa ser mergulhado em água quente para amaciar e tirar a goma que os unem. As pontas dos fios são encontradas e desenroladas calmamente para depois serem enroladas em novelos. Depois esses novelos sofrem mais lavagens, secagens, até serem enrolados em fios puros ou misturados com outras fibras.
As Mariposas que produzem a larva que produz a seda não conseguem sobreviver em ambientes naturais e dependem do homem que às domesticou há mais de 3 mil anos. Os homens lhe fornecem alimento e elas por sua vez não conseguem voar. Hoje em dia cientistas cruzam estes insetos em busca de melhoramentos para a produção de seda.
A técnica da produção da seda é chamada de sericicultura e no Brasil começou a ser explorada no século XIX. É uma atividade dita ecologicamente correta pois não causa impacto no meio ambiente e basicamente é produzida por pequenos produtores.
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de seda, sendo que a China está em primeiro disparado.
imagens-relacionadas-ao-bicho-da-seda.
no link abaixo assista a uma produção caseira da seda.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.