Desde o início do planeta, numerosas espécies de animais morreram ou foram sendo ¨substituídas ¨ por outras espécies. Inclusive o próprio homem.
A esta dita substituição, damos o nome de evolução. Os homens são os responsáveis pelo desaparecimento de muitas espécies de animais, que não serão nunca mais substituídos. A isto, damos o nome de extinção.
Homens primitivos, índios, procuravam causar poucos danos à natureza. Com a exploração de novos mundos pelos europeus, animais, armas, novas tecnologias, doenças também foram levadas, desequilibrando às terras descobertas ou invadidas, na verdade!
Em um ambiente equilibrado, deve existir equilíbrio entre predador e presa. Se um acaba ou diminui, o outro é afetado.
Na natureza, sem a interferência humana, esse equilíbrio sempre esteve presente. O homem caça para se alimentar e usa toda a sua presa em benefício próprio. Peles, penas, ossos, etc. Isto para não citar prazer em matar, esportes, competições, etc.
Os biólogos e cientistas afirma que se uma determinada espécie, seja animal ou vegetal, não é mais encontrada na natureza nos últimos 50 anos, ela é dada como extinta.
É preciso saber que nosso planeta já teve diversas espécies extintas num ciclo natural. Como exemplo temos os dinossauros que foram extintos e depois substituídos pelos mamíferos.
Infelizmente, agora o ritmo de extinções aumentou e muito.
Também temos espécies em perigo de extinção, espécies vulneráveis e ainda espécies raras. Espécies em perigo de extinção são aquelas de número muito reduzido que provavelmente serão extintos se nada for feito.
Espécies vulneráveis são aquelas em perigo de extinção se o ambiente onde vivem não for respeitado. Geralmente são exemplares que precisam de proteção de autoridades.
As espécies raras são as existentes no mundo todo mas em número muito reduzido.
Notem que todas as 3 espécies aqui citadas podem ser extintas se nada for feito.
Causas da extinção são diversas. Mas todas apontam para o ser humano como responsável direto ou indireto. Caças, destruição ambiental, poluição, alteração climática, introdução de espécies não nativas, pesca predatória e muitas outras insanidades.
Discuti-se sobre isso, mas nada ou quase nada é feito. É certo que efeitos de medidas tomadas contra a extinção de espécies, não terão efeito imediato, para amanhã.
Instituições, ONGs, governos, tentam estabelecer medidas para parar a extinção. Se vai dar certo ou não, ninguém sabe! A falta de atitudes quando o problema foi detectado, pode ser o maior obstáculo agora.
Particularmente eu não acredito em bons resultados, pois existe a ganância de muitos. Uma mudança do modo de vida da sociedade seria necessária. Mas não vejo ninguém querendo abdicar de seus prazeres em prol de espécies algumas.
imagens-ilustrativas-relacionadas-a-extinção-de-espécies.
assista ao vídeo abaixo.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.