Cientificamente chamado de Pogona Vitticeps, o Dragão-Barbudo é um lagarto originário da Austrália, onde vive em locais secos e arborizados do interior do país. Tornou-se uma febre mundial por ser um réptil popular ao se relacionar com humanos de forma dócil. Como as leis de proteção ambiental australiana proíbem a venda de animais nativos do território, o Dragão-Barbudo passou a ser criado no cativeiro e daí comercializado mundialmente.
Medem cerca de 60 centímetros de comprimento e sua maior característica é o colar de escamas escuras que possuí em volta do pescoço. São animais que podem viver por até 12 anos.
Dócil, sociável e de manuseio fácil, segundo especialistas, é necessário certa forma de tratar este animal. Dar comida diretamente em sua boca não é recomendado, pois ele vai sempre procurar comida na mão do dono e mesmo morder pensando que o dono leva comida à mão.
São animais que possuem atitudes que transmitem aos donos de diversas maneiras, como rodar uma pata no ar, abanar a cabeça de cima para baixo, bufar como forma de intimidação, mostrar o colar , emitir sinais de alerta levantando sua cauda, morder, abrir a boca para expelir o excesso de calor de seu corpo, entre outros.
Os machos diferem das fêmeas por serem mais largos e ter a cabeça mais comprida. Para serem criados em casa são necessários diversos cuidados e ter conhecimento. Sabe-se que por serem animais de clima quente é necessário simular temperaturas iguais ao de seu ambiente natural.
Na natureza se alimentam de insetos, vegetais e frutos.
imagens-do-dragão-barbudo.
no vídeo abaixo veja mais sobre o dragão barbudo.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
vídeo compartilhado do you tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POSTE AQUI UMA MENSAGEM.