O Gato Bombaim é originário dos Estados Unidos e basicamente sua história se inicia nos anos 50, quando o americano Nikki Horner começa a cruzar gatos negros com gatos Birmaneses. Sua intenção era ¨criar ¨ uma miniatura da Pantera-Negra.
Destes acasalamentos nasceram gatos negros, mas para o americano, estes pareciam com gatos de rua. Cansado dos insucessos, Nikki abandonou o programa sem conseguir sua Pantera-Negra em miniatura.
Na década de 60 ele decidiu tentar novamente, desta vez usando gatos de pelo curto. Acasalou então um macho Birmanês com uma fêmea pelo curto americano e negra, nascendo 4 filhotes em Janeiro de 66. Nos 5 anos seguintes aos nascimentos, Nikki continuou efetuando cruzamentos entre essas duas raças até achar um tipo desejado. Em 1970, o Gato Bombaim foi registrado e seu nome foi uma homenagem à região da Índia aonde vivia a Pantera-Negra.
O Bombaim têm pelo curto curto e negro, parecendo veludo. Seus olhos são grandes, redondos e de cor intensa. O macho é maior que a fêmea, musculosos e sem gordura.
São gatos que miam muito pouco e são afetuosos, brincalhões. Se dá bem com outros gatos e não gosta de ficar só.
Para manter seus pelos brilhantes é necessário penteá-lo vez ou outra. Gostam de qualquer clima e não são traiçoeiros e nem destruidores.
imagens-ilustrativas-relacionadas-aos-gatos-bombaim.
texto escrito pelo autor do blog.
fotos copiadas da net.
como conseguir um
ResponderExcluir